quarta-feira, 18 de abril de 2012

Acervo ampliado na biblioteca da UFFS

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

A Biblioteca da UFFS vem aumentando o seu número de títulos de livros, revistas, jornais, entre outros, nas mais variadas áreas do conhecimento. Só neste início de semestre (fev. a abr.) foram adquiridos 335 novos registros de títulos. Para consultar esses e outros títulos da biblioteca, pode-se acessar o link <http://www.uffs.edu.br> ou a página da biblioteca <http:pergamum/biblioteca>

Uma hemeroteca (coleção de periódicos - jornais ou revistas) bem variada também faz parte do acervo. São 6 títulos de Jornais correntes: Zero Hora; Correio do Povo; Diário da Manhã; Bom Dia; Correio Riograndense; Brasil de Fato e 17 títulos de revistas de fluxo contínuo sobre assuntos gerais e específicos: Sociologia, Summa+; Sentidos: a inclusão social da pessoa com deficiência; Filosofia; História; Geo; Carta na Escola; Carta Capital; Psique: ciência & vida; Projeto Design; Caros Amigos; Direitos Humanos; Galileu; Novo Ambiente; Conhecimento prático Língua Portuguesa etc.

Acervo de revistas da UFFS/Erechim

Para quem busca um conhecimento mais aprofundado pode fazer uso de títulos científicos online. Na última semana, o uso de periódicos não-livres da Capes foi liberado para o IP da Universidade. Anteriormente, a UFFS tinha acesso a mais ou menos 6 mil títulos pela Capes, que são os títulos livres, ou seja, podem ser acessados por todos em qualquer lugar. Desde a semana passada, tornou-se possível consultar mais de 30 mil títulos da Capes de âmbito internacional através do IP da Universidade.

Portal Periódicos Capes. Fonte: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Pode-se acessar também vários periódicos nacionais (biblioteca eletrônica de periódicos científicos brasileiros) e e-books (livros eletrônicos) através do portal SciELO. A lista do acervo está disponível em <http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=article&id=1118&site=biblio>.

Portal SciELO books. Fonte: http://books.scielo.org/

Ainda é baixo o número de estudantes que fazem uso de títulos científicos online, mas o uso dessa importante ferramenta pode contribuir muito nas pesquisas, visto que possui vários estudos recentes e desenvolvidos nas mais diversas Universidades espalhadas pelo mundo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário