segunda-feira, 16 de abril de 2012

Contraponto: Saramago e Platão

Por Andrei Vanin (Filosofia)

No sábado, dia 14 de abril, às 16h30min, aconteceu, na sala de reuniões do Seminário Nossa Senhora de Fátima, o evento Partilhando Leituras. Foi a primeira edição deste ano, visto que esta atividade já aconteceu no ano passado, sendo apresentada na Feira do Livro de Erechim. Para abrir as atividades foi “partilhada” a leitura do livro A Caverna, de José Saramago, tendo como mediador o professor Gerson Severo e como “apresentadores” o professor Eloi Fabian e o bibliotecário Cristiano Carvalho. 

O livro A Caverna foi publicado em 2000 e narra a história de uma família de oleiros que começam a sentir transformações (econômicas, sociais, culturais) com a chegada de um shopping center na cidade. Saramago parece sugerir que esse Shopping Center é uma caverna, traçando assim paralelos com o mito da caverna de Platão, discutindo questões das mais variadas, como o capitalismo e suas conseqüências. 



Segundo o professor Gerson Severo, o objetivo era de que “cada um trouxesse a sua impressão de leitura, sem querer ser especialistas no tema”. Com isso em mente ele (Gerson) fez uma pequena apresentação e “passou a palavra” para o professor Eloi Fabian, que num primeiro momento trouxe suas “impressões” e interpretações do Livro VII da República - onde está o mito da caverna de Platão. Após uma breve apresentação e algumas pontes com o filme Matrix passou-se para o livro A Caverna, que foi apresentado pelo Cristiano Carvalho. 

Após essa apresentação, abriu-se um espaço para a discussão, que foi muito produtiva. Com perguntas pertinentes e colocações de alto nível, discutiu-se, por exemplo, os objetivos de Saramago ao escrever o livro e a ponte que ele faz com Platão. Ainda foram levantadas hipóteses sobre a possibilidade de se ver uma crítica ao neoliberalismo no livro de Saramago e/ou como e se ele aborda a condição pós-moderna. Foram considerações/questionamentos para nos fazer “sair da caverna” buscando luzes e caminhos para uma "nova" vida. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário