quarta-feira, 7 de maio de 2014

Acadêmicos de Agronomia da UFFS fazem viagem de estudos

                                                                           Natani Macagnan (Engenharia Ambiental)

Nos dias 05 e 06 de maio, acadêmicos da terceira fase do curso de Agronomia realizaram uma viagem de estudos referente à disciplina de Geomorfologia, em que puderam ver na prática assuntos trabalhados em sala de aula. Os estudantes foram acompanhados pelo professor Alfredo Castamann, que ministra as aulas da disciplina.

Imagem: os alunos de Agronomia iniciam viagem. Fonte: Luan Paulo Macagnan

As primeiras paradas foram na estrada para observar a mudança na paisagem do interior do estado do Rio Grande do Sul. Os acadêmicos visitaram também uma pedreira instalada na cidade de Soledade, local em que os alunos puderam observar as rochas basálticas (riolito), aspectos pedológicos (que se referem ao estudo do solo, como tipos de solo, características de fertilidade, profundidade, disponibilidade de água), geomorfológicos (estudo das formas da superfície terrestre) e os horizontes do solo (perfis verticais do solo ou camadas do solo). 

Imagem: Agronomia em Guaritas. Fonte: Andrius Scolari.

Ainda no dia 05, o grupo visitou a Mineração Mônego, localizada na cidade de São Sepé, visando compreender o processo de formação de rochas calcárias e a produção mineral. o segundo dia de viagem, os alunos visitaram as Guaritas, que ficam próximas a cidade de Caçapava do Sul, com o intuito de visualizar as formações de rochas sedimentares. O lugar é formado por rochas modificadas pelos fenômenos naturais e impressiona pelas belas paisagens. A última parada foi em Santa Maria para observação do processo de intemperização das rochas que compõe as margens do Rio Vacacaí. 


Imagem: a turma de Agronomia na Mineração. Fonte: Andrius Scolari.

Depois da última parada, os acadêmicos retornaram a cidade de Erechim.

Nenhum comentário:

Postar um comentário