segunda-feira, 9 de junho de 2014

Viagem de estudos leva acadêmicos da UFFS-Erechim a São Paulo

Natani Macagnan (Engenharia Ambiental)


Nos dias 28, 29 e 30 de maio, os acadêmicos de Agronomia fizeram uma viagem técnica referente às disciplinas de Floricultura e Paisagismo e Construções Rurais. 57 futuros agrônomos foram acompanhados pelos professores Hugo von Linsingen Piazzetta e Nerandi Luiz Camerini. O objetivo desse tipo de viagem é observar na prática como são aplicados os conhecimentos teóricos trabalhados em sala de aula.

Os alunos visitaram, no dia 28, a Cooperativa Veilling, em Holambra - São Paulo. Segundo Piazzeta, pode-se visualizar o processo de comercialização de flores, na maior cooperativa do segmento no nosso país. O comércio dessa empresa se baseia em leilões de flores e plantas ornamentais. 

Imagem: a turma na Cooperativa Veilling em Holambra – SP. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta
Imagem: Cooperativa Veilling em Holambra – SP. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta
Imagem:Cooperativa Veilling em Holambra – SP. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta

Ainda no dia 28, outro lugar visitado foi a 21ª Hortitec. Segundo Piazzetta, este é o local em que são apresentadas as novas “tecnologias que envolvem o sistema de produção de hortícolas, como estufas, sistemas de irrigação, vasos e bandejas, sistemas de hidroponia, além de insumos para este segmento agrícola como: substratos, sementes, defensivos e fertilizantes”.

Imagem: 21ª Hortitec. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta
Imagem: 21ª Hortitec. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta

No dia 29, a visitação aconteceu no Mercado de Flores (CEASA) – Campinas, local em que os acadêmicos assistiram a uma palestra sobre a comercialização de flores e ainda visitaram as instalações da empresa.


No último dia da viagem, o grupo fez a visita no estado do Paraná, na Cooperativa Castrolanda, que trabalha no segmento leiteiro. Observaram o sistema de produção em confinamento total - tipo FreeStall (sistema em que os animais com alto potencial produtivo ficam confinados o ano todo e recebem alimento de boa qualidade, para que possam aumentar a produção leiteira).

Imagem: Castrolanda. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta

Imagem:  Castrolanda. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta
Imagem: acadêmicos na Castrolanda. Foto: Hugo von Linsingen Piazzetta

Depois de todo o conhecimento adquirido, o grupo retornou a cidade de Erechim cheio de novas ideias e compreendendo melhor as informações que tinham sido obtidas em sala de aula.


Nenhum comentário:

Postar um comentário