quarta-feira, 6 de abril de 2011

O futuro da comercialização agrícola e o manejo da soja

Por Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental/ Erechim)


Aqui no campus Erechim, a I Semana Acadêmica Desenvolvimento e Conservação segue sua programação. No segundo dia,  o tema em destaque foi apresentado por duas autoridades no assunto. No primeiro momento, o palestrante Cleber Bordignon  apresentou, em sua palestra, o prognóstico para o agronegócio, influenciado diretamente pela bolsa de valores e constituído por fornecedores, produtores e compradores. Fez comentários sobre  a fusão das bolsas BM&F e BOVESPA, que criou, no Brasil, a quarta maior bolsa do mundo e sobre a "tranquilidade" do dólar no ultimo ano de 2010. Bordignon destacou o mercado futuro da seguinte forma: [...] o comprador fixa o preço de sua matéria-prima para evitar oscilações, já o vendedor fixa o preço de venda de sua mercadoria para compor sua margem de lucro.”

No segundo momento da discussão, o Engenheiro Agrônomo Nilso Antoniazzi apontou o futuro da produção de alimentos no país e no mundo. Segundo ele, estima-se que 1,5 milhões de pessoas deixarão a zona rural nas próximas décadas, sendo que o custo para manter uma família no meio rural é 40% menor que na área urbana. Além disso, Antoniazzi comentou que a produção de cereais, leguminosas e oleaginosas aumentou significativamente nos últimos anos, mas a área cultiva não e que, mesmo assim, o Brasil será o maior produtor de alimento na próxima década.

Ainda sobre a produção agrícola, o  debatedor destacou que o centro-oeste do Brasil é o maior produtor de grãos do país e o Mato Grosso é o maior produtor de soja,. Fez também considerações acerca dsa  doses de fertilizantes corretas para cada área cultivável e as doenças que assolam essa produção.

 Fechando a programação do segundo dia, à tarde aconteceu mais um mini-curso, sobre Biodiesel, ministrado pela professora Clarissa Dallarosa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário