quinta-feira, 26 de maio de 2011

O Cinema discute Resistência e Opressão



 Por Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

Acontecerá na UFFS, campus Erechim, a partir do próximo dia 28, o I Ciclo de Debates Cinema e Sociedade - Resistência e Opressão. O projeto está sendo organizado pelos cursos de licenciatura em Ciências Sociais e História da UFFS. Segundo os organizadores do evento, o projeto tem como objetivo “fomentar a reflexão sobre determinados processos político-econômicos do sistema capitalista no Brasil e no exterior.”

Serão cinco encontros, que ocorrem aos sábados, a partir do dia 28 de maio, às 14 horas, no auditório da UFFS. Em cada encontro haverá a exibição de um filme relacionado aos temas “ascensão e contradições do capitalismo” e “sociedade brasileira, poder e capitalismo”, com posterior análise e discussão realizada por dois professores da Universidade. O evento oferece 250 vagas, é gratuito e aberto ao público. As inscrições podem ser feitas pelo site da UFFS (www.uffs.edu.br), até o dia 28 de maio, ou então no dia da abertura no auditório da UFFS. Será emitido certificado de 20 horas para os participantes.

O cronograma já está disponível no site da UFFS (confira aqui). O primeiro dia terá a exibição do filme Casanova  e a Revolução Francesa, seguido de debate com os professores Clóvis Souza e Paulo Bittencourt.

Para o coordenador do projeto, professor Daniel Francisco de Bem, o evento foi pensado “como uma oportunidade de debater questões de fundo do nosso contexto social, a partir de uma atividade descontraída como a de assistir a um bom filme e conversar um pouco com as reflexões que esse nos traz. De forma que essa é uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos históricos e sociais sobre processos que modelaram o mundo contemporâneo”

Nenhum comentário:

Postar um comentário