quarta-feira, 18 de maio de 2011

A UFFS E O II EREFIL

 (Por Andrei Vanin e Fernando Falkoski/ Filosofia)


 Realizou-se nos dias 13, 14 e 15 de maio de 2011, em Florianópolis – SC, o II Erefil Sul – Encontro Regional de Estudantes de Filosofia Sul, com o tema A Filosofia, Pesquisa e Extensão. Vários alunos dos mais diversos cursos de Filosofia do Sul do Brasil participaram. Entre as Universidades, estiveram representadas: UFFS, UFSC, UFRGS, UFPEL, entre outras. Os alunos da UFFS do curso de Filosofia de Erechim e Chapecó participaram do evento, inclusive com apresentação de trabalhos - um deles, com o tema “A verdade em Santo Agostinho”, apresentado por André Luiz Maso, acadêmico do campus Chapecó.

O evento contribuiu muito para a formação dos estudantes. Ocorreram várias oficinas e mesas-redondas que discutiram os mais diversos temas da área. Houve, na sexta-feira, oficinas que discutiram a “Filosofia da música” e outra oficina intitulada “Histórias em quadrinhos e filosofia”, oferecida por Grégori Michel Czizeweski. Na oficina de histórias em quadrinhos, partiu-se da interrogação de como é possível a linguagem da história em quadrinhos construir ou reproduzir um argumento ou pensamento filosófico. Refletiu-se sobre concepções de arte seqüencial e mostrou-se algumas tiras ou quadrinhos filosóficos. O interessante foi observar que os quadrinhos ou a ação se dá no “vazio” do quadrinho.

Outra oficina que ocorreu na sexta foi a oficina intitulada “Filosofia auditiva”, que relatou uma experiência interessante e oportuna no aprendizado de Filosofia: na UFSC, uma aluna possui deficiência visual e consegue estudar ou apreender Filosofia ouvindo os textos que outra pessoa lê para ela. Na oficina, foram lidos alguns textos e os participantes fecharam os olhos e apenas ouviram. Foi notória a dificuldade de compreender um texto filosófico apenas ouvindo e interessante notar que a aluna compreendia e conseguia captar e entender o texto com facilidade, como se estivesse lendo com os próprios olhos. À tarde, houve uma plenária para discutir as pautas que dirigiram o II Erefil. Já à noite, aconteceram atividades de integração.

No sábado de manhã, houve a apresentação de trabalhos - comunicações. Entre eles, houve a apresentação de um trabalho sobre jornalismo, focando a apropriação da Filosofia pelo Jornalismo, no intuito de perceber ou buscar os fatos na realidade e conseguir transmiti-los da forma mais verídica possível. Já outra comunicação tratou dos conceitos do livro “Ser e tempo” de Heidegger. À tarde, mesas-redondas discutiram Ensino, Pesquisa e Extensão em Filosofia. Também houve outros grupos de discussão que buscaram discutir a “reorganização do Movimento Estudantil” e outra ainda sobre as perspectivas para o pesquisador em Filosofia. À noite, ocorreu a mesa-redonda intitulada “Filosofia na Era Digital”: procurou-se observar aí como a Filosofia se dá na Era Digital e nos cursos a distância. Ressaltou-se a preocupação com as taxas de evasão do curso, que chegam a 80%.

No domingo pela manhã, houve uma assembléia para deliberar a organização do III Erefil, ficando estabelecido que ocorrerá entre os dias vinte e oito de abril e primeiro de maio de 2012, na UFRGS, em Porto Alegre. Sem sombra de dúvida um encontro que contribuiu para a formação e para amadurecimento e discussões de ideias, bem como a possibilidade de despertar o interesse por temas filosóficos para pesquisa.

Um comentário:

  1. Belo texto senhores autores. Indubitavelmente o II Erefil trouxe aos seus participantes inúmeras experiências memoráveis. Os debates foram de fato excelentes. Só faltou vocês darem ênfase na questão do alojamento...
    ps. Perdão Andrei pela apropriação desmedida de sua linguagem.

    ResponderExcluir