domingo, 7 de agosto de 2011

Contribuições para a permanência dos acadêmicos da UFFS



Por Vanessa Freiberger (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis)


No segundo semestre de 2011, os veteranos e calouros terão oportunidade de bolsas e auxílios para o começo ou continuidade da vida acadêmica. Para os calouros a novidade é que a qualquer momento poderão se inscrever para a análise socioeconômica, cujos objetivos, de acordo com a portaria Nº 540/GR/UFFS/201, são: 

"I. Analisar a situação socioeconômica dos estudantes, viabilizando sua inserção em programas de bolsas e auxílios de acordo com classificação no Índice de Vulnerabilidade Socioeconômica – IVS; 

II. Manter um banco de dados dos estudantes classificados para serem atendidos conforme a disponibilidade de recursos financeiros nos programas que dependam de avaliação socioeconômica."

Quem for classificado na análise citada poderá concorrer às seguintes modalidades de bolsas e auxílios: bolsa iniciação acadêmica, em que o acadêmico participa de um projeto de 20 horas semanais com supervisão do professor orientador; bolsa permanência, em que o acadêmico terá que manter frequência, rendimento e ler materiais indicados; auxílios, que têm o objetivo de suprir gastos com moradia e alimentação.

Ainda de acordo com a portaria Nº 540/GR/UFFS/2011: “A análise socioeconômica permanente destina-se aos estudantes regularmente matriculados e frequentando as aulas em curso de graduação presencial da UFFS, cursando, pelo menos, 12 (doze) créditos semanais no semestre letivo. [...]".

Segundo a assistente em administração do SAE, Juliana Fátima Kempka, para os calouros haverá bolsas e auxílios e o edital sairá nos próximos dias. O acadêmico que já recebia e não reprovou continua com os auxílios. Já quem reprovou tem uma nova chance: poderá atualizar os dados da família e do estudante. Tal reprovação deve ser de no máximo 50% no conjunto de componentes curriculares do semestre passado.

Para veteranos e calouros, depois da entrega da documentação, será obrigatória a entrevista com a assistente social, que irá analisar a situação econômica de cada um. Esta assistente é funcionária da Universidade, específica de cada campus.

Assim, a Universidade está proporcionando oportunidades a todos os acadêmicos que não tiverem condições adequadas para estudar. Portanto, estes devem aproveitar e manter um desempenho positivo nos componentes curriculares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário