segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Participação da UFFS no 29º SEURS em Foz do Iguaçu

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)


Durante os dias 22 a 24 de agosto, foi realizado na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (Unioeste) o 29º Seminário de Extensão Universitária da Região Sul (SEURS). O tema do evento foi “Economia ecológica, políticas sociais e integração latino-americana” e teve como objetivo realizar um diálogo sobre os novos modelos de desenvolvimento sustentável relacionado com as políticas sociais e de integração no Brasil e na América Latina.

Durante os três dias de Seminário, foram realizadas diversas atividades, tais como: palestras, oficinas, atividades culturais, visitas técnicas, apresentações de trabalho, pôsteres e vídeos.

Na manhã do primeiro dia, houve a recepção, o credenciamento dos participantes e a apresentação de três atividades culturais. À tarde, diversas atividades (apresentações de vídeos, atividades culturais e palestras) foram realizadas até a hora da abertura oficial -17h30min- que ocorreu no Cineteatro dos Barrageiros-Itaipu. Depois da abertura oficial, as delegações foram assistir uma apresentação de luzes no Mirante Central da usina.

As visitas técnicas ocorreram durante os dois dias seguintes, 23 e 24, e foram realizadas, basicamente, na PTI da Itaipu, com o objetivo de conhecer o refúgio ecológico e os projetos socioculturais. Também, no segundo dia, foram realizadas duas visitas as Cataratas do Iguaçu (uma pela manhã e outra à tarde), com a divisão e formação de dois grupos de diferentes instituições de ensino.

No último dia de Seminário, foram apresentados 143 trabalhos e 87 pôsteres, sendo que destes, 7 trabalhos e 4 pôsteres foram apresentados pela UFFS. A UFFS Campus Erechim apresentou 3 trabalhos nas áreas cultura, comunicação e educação. Em pôsteres, a UFFS – Erechim expôs o trabalho “A Cidade em Debate: A UFFS Dialogando com Erechim”, tendo como apresentadora a bolsista Izabela Fagundes.

Na área da cultura, o trabalho apresentado foi “Programa de Extensão Sinestésicos: Arte, Cultura e Comportamentos Altissonantes”, tendo como apresentador o Prof. Atílio Butturi Junior. Na comunicação, o trabalho apresentado foi “O Texto Informativo e a Competência Discursiva no Laboratório de Produção Textual”, apresentado por mim, Darline Balen, pelo Prof. Atílio Butturi Junior, pelo bolsista Andrei Pedro Vanin (Filosofia) e por Pedro Paulo Venzon Filho. Já na área da educação, o trabalho apresentado foi “O Ensino da Leitura e Produção Escrita para Estudantes Surdos: Uma Proposta de Trabalho com Oficinas”, apresentado pela prof. Núbia Saraiva Ferreira Rech, Carmen Elisabete de Oliveira e Deivane Dariva.

Apresentação de trabalho sobre o Comunica. Da esquerda para a direita: prof. Atílio, Darline e Andrei

Às 15h45min ocorreu o encerramento e a avaliação e, logo após, um Coffee-Break. A turma partiu da Unioeste às 16h de quarta-feira, 24, e chegou em Erechim às 2h de quinta-feira. A participação da UFFS no Seminário mostrou a quantidade de trabalhos de extensão desenvolvidos por nossa instituição em pouco mais de um ano de sua inauguração.

Nenhum comentário:

Postar um comentário