segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Projeto desenvolvido na UFFS já atinge a comunidade erechinense

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis) 


Projetos de Extensão buscam o compartilhamento de conhecimentos através de programas educacionais, com objetivo de unir a Universidade com a sociedade em geral. O Projeto de Extensão Avaliação e melhoria da qualidade nas águas que compõe a Bacia de captação de Erechim: Rio Campo, Leãozinho, Ligeirinho, desenvolvido pelas áreas de Engenharia Ambiental e Agronomia, é coordenado pela Professora Gean Delise Leal Pasqualli e começou as suas atividades em março de 2011. O trabalho é realizado com a ajuda de outros professores da Universidade e conta também com a participação de acadêmicos: Marina Sbardelotto, Analise Dall Agnol e Wagner Artifon (bolsistas); Bianca Correa Brem e Franciele Coghetto (voluntárias). 

Imagem: acadêmicos do Projeto em saída de campo para realização das atividades. Da esquerda para a direita: Bianca C. Brem (Engenharia Ambiental), Franciele Coghetto (Agronomia), Grégori Betiato Bieniek (Colaborador – Engenharia Ambiental), Wagner Artifon (Engenharia Ambiental), Rueliton Sartori (Colaborador – Engenharia Ambiental), Analise Dall Agnol (Engenharia Ambiental) e Marina Sbardelotto (Engenharia Ambiental).


O objetivo geral do trabalho é avaliar a qualidade das águas que compõem a bacia de captação de Erechim, identificando os principais agentes que contaminam a água, e também proporcionar melhoria na qualidade de vida dos habitantes dessas áreas próximas aos rios. As atividades serão desenvolvidas em 148 unidades de produção agrícola, na bacia de captação de Erechim, e pretende-se atingir todos os habitantes dessas localidades, que são agricultores. 

O grupo já realizou saídas de campo para identificar os tipos de contaminantes presentes na água e indicadores biológicos, e promoveu um seminário a fim de expor o que já haviam pesquisado sobre o assunto. Está previsto ainda um novo seminário para os agricultores, com o intuito de esclarecer questões sobre os recursos hídricos. 

Através do Projeto, a população que vive nas margens dos rios terá mais informações a respeito de como os rejeitos de suas propriedades podem contaminar a água, e como a presença desses contaminantes afeta a saúde. Tais estudos, que identificam os agentes causadores das contaminações, devem auxiliar na implementação de técnicas para melhorar a qualidade dos ambientes aquáticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário