segunda-feira, 5 de setembro de 2011

Comunica e o 29º SEURS

Por Andrei Vanin (Filosofia)


Aconteceu, entre os dias 22 e24 de agosto de 2011, em Foz do Iguaçu, o 29º SEURS – Seminário de Extensão Universitária da Região Sul, que teve como tema “Economia ecológica, políticas sociais e integração latino-americana”. O evento foi realizado pela UNIOESTE – Universidade Estadual do Oeste do Paraná – e teve o apoio da UNILA – Universidade Federal da Integração Latino-Americana. Segundo a coordenação, o SEURS teve como desafio realizar um evento importante que conseguisse dar longevidade a Extensão Universitária Brasileira. 


Como Projeto de Extensão, o Comunica participou do evento - ver foto no texto de Darline Balen, abaixo. Inicialmente, foi elaborado um artigo intitulado “O texto informativo e a competência discursiva no laboratório de produção textual", tendo como autores os professores coordenadores e os acadêmicos participantes do Projeto, que foi submetido à publicação no evento e devidamente aceito. O artigo teve como objetivo descrever “[...] as ações do projeto de extensão Comunica Erechim”, que teve início em março de 2011. O projeto tem como principal objetivo desenvolver a habilidade e a competência discursiva por meio de textos elaborados por alunos, com a orientação dos professores. Os textos versam sobre os diversos ocorridos ou fatos que cercam a Universidade, buscando um diálogo entre Universidade e comunidade externa, estreitando os laços entre ambos. 

O Projeto também foi apresentado na forma de comunicação, pelo professor Atílio Butturi Junior, pelos acadêmicos Andrei Vanin e Darline Balen e pelo colaborador externo do projeto, Pedro Paulo Venzon Filho. A primeira parte da apresentação teve como objetivo situar o projeto. Posteriormente, falou-se sobre seu funcionamento. Comentou-se sobre a definição de assuntos e revisão dos textos : escrita reescrita e submissão à publicação nos blogs do projeto. 

A participação do Projeto no Seminário demonstra sua relevância, ligada à escrita dos alunos e à divulgação da UFFS. Além da participação no evento, o Projeto vem ganhando credibilidade e o blog mais acessos, demonstrando assim também a preocupação da comunidade acadêmica com os fatos e debates de seu cotidiano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário