terça-feira, 5 de novembro de 2013

Atividade do PIBID Sociologia aborda a importância da Política e da Democracia

Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental/Erechim)

A importância da política e da democracia foi o tema central de um vídeo produzido por acadêmicos do Curso de Sociologia da UFFS que fazem parte do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID). A oficina Democracia e Representação Política, desenvolvida por esses acadêmicos juntamente com alunos da Escola Érico Veríssimo de Erechim, teve como finalidade aproximar estudantes (dos Ensinos Fundamental e Médio) aos temas relacionados com a esfera política, realizar debates e esclarecer alguns conceitos importantes sobre política com os estudantes.

Os trabalhos iniciados em abril de 2013 abordaram “[...] discussões e simulação do processo de tomada de decisões feito por alunos voluntários com a orientação dos bolsistas do PIBID Sociologia. Concluída a primeira etapa, os alunos tiveram a oportunidade de visitar o Poder Executivo (Câmara de Vereadores) e Legislativo (Prefeitura) conhecendo o funcionamento da estrutura política em âmbito municipal e dialogando com seus representantes” diz a bolsista do PIBID e acadêmica de Sociologia, Marjorie Tessie Sozo.

Ao final das atividades promovidas pela oficina, produziu-se um documentário sobre os encontros que foram realizados. Para Marjorie, “O resultado da oficina foi gratificante. Os alunos perceberam que existem outras formas, além do voto, de participar das decisões políticas e de como isso é importante. Finalmente, puderam compartilhar seu aprendizado com os demais da Escola Érico Veríssimo com a exibição do documentário em que protagonizaram os diálogos”.

O vídeo foi exibido no dia 22 de outubro para os estudantes, professores e demais funcionários da Escola Érico Veríssimo, comunidade acadêmica da UFFS e também para as autoridades do poder Executivo e Legislativo de Erechim. No encerramento da apresentação, os alunos que participaram da elaboração do vídeo receberam um certificado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário