quinta-feira, 21 de novembro de 2013

Ciência Sem Fronteiras: novas oportunidades

Últimos dias de inscrições para o Programa

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia) 

Há poucos dias, o Comunica publicou um texto (http://comunicaerechim.blogspot.com.br/2013/11/pelo-mundo.html) relatando como estão alguns dos acadêmicos - da UFFS Erechim - que viajaram para outros países através do Ciência Sem Fronteiras. O Programa, que já possibilitou experiências internacionais para diversos estudantes da UFFS e de outras Instituições de Ensino do Brasil, mantém as inscrições abertas até o dia 29 de novembro para uma nova chamada.



Os cursos que serão oferecidos para os intercambistas estão localizados em 20 países: Suécia, Reino Unido, Nova Zelândia, Noruega, Japão, Itália, Irlanda, Hungria, Holanda, França, Finlândia, Estados Unidos, Espanha, Coréia do Sul, China, Canadá, Bélgica, Áustria, Austrália e Alemanha. Os editais, divididos por país, podem ser acessados ao fim da publicação no site da UFFS  (CLIQUE AQUI E ACESSE). 

A partir de janeiro de 2014, outros(as) acadêmicos(as) da UFFS Erechim embarcarão para estudar em outros países. Uma das estudantes é a Siane Camila Luzzi, que cursa o sétimo semestre do curso de Engenharia Ambiental e vai para o Canadá em janeiro. 

De acordo com a estudante, o seu processo para o Ciência sem Fronteiras iniciou em junho deste ano, com a escolha do país em que gostaria de estudar. Os procedimentos necessários - envio de documentos e teste de proficiência – ocorreram entre junho e setembro, até que em outubro foi recebida a carta de aceite da Lakehead University, que está situada em Thunder Bay, na província de Ontário. De janeiro de 2014 até abril de 2015, a acadêmica cursará quatro meses de inglês, terá quatro meses de estágio e fará dois semestres na Faculdade de Recursos Naturais.

Nas palavras de Siane, sua expectativa: 

“Estou me sentindo ansiosa, pois será uma experiência que sem dúvida vai contar muito no meu futuro profissional, principalmente, mas também pela experiência de vida em si, conviver com pessoas de outro país, com costumes diferentes, que vivem em leis muito diferentes das nossas, que falam outro idioma. Parece que o dia da viagem, que está marcado para dia 30 de dezembro ainda está longe; mesmo faltando menos de um mês e meio, acho que só vou acreditar no momento em que eu descer do avião em solo canadense”.


Depois dessas informações e relatos de uma “pré-viagem” ao exterior, os interessados em se inscrever devem acessar o site do Programa (http://www.cienciasemfronteiras.gov.br/), e baixar o arquivo Orientações para as inscrições no programa Ciência sem Fronteiras no link (CLIQUE AQUI). 



Nenhum comentário:

Postar um comentário