quarta-feira, 13 de novembro de 2013

Projeto de Gestão Pública do campus Erechim no PROEXT

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia)

O projeto de extensão Gestão Local, Políticas Públicas e Desenvolvimento, coordenado pelo Professor Cléber Martins, foi aprovado pelo Programa de Fomento à Extensão Universitária  – Edital ProExt 2014,  do Ministério da Educação. Pelo Programa, “[...] as IES poderão concorrer ao financiamento de ate R$ 50.000,00 (cinquenta mil reais) por projeto e de ate R$ 150.000,00 (cento e cinquenta mil reais) por programa”.



De acordo com o professor Martins, “O Curso é organizado pelo Grupo de Pesquisa Políticas Públicas, Democracia e Estudos Urbanos e integra um conjunto de atividades de pesquisa e extensão desenvolvidas desde 2011 na Universidade”. 

A proposta desenvolvida consiste, basicamente, em um curso de 80 horas, dividido em quatro módulos de 20 horas. Cada módulo tratará de assuntos diferentes e também será ministrado por diferentes professores. Há a possibilidade de os participantes cursarem somente um módulo de interesse. Quanto ao público alvo, esse contempla a comunidade em geral, estudantes, técnicos e gestores municipais dos municípios da Região do Alto Uruguai.


O primeiro módulo é destinado à avaliação dos efeitos e resultados do trabalho das instituições participativas – focando a região do Alto Uruguai, com o professor Cleber Martins. O segundo módulo é intitulado “Regras e procedimentos democráticos de participação do cidadão: análise das políticas públicas voltadas ao meio urbano”, e será ministrado pelo Professor Clóvis Schmitt Souza. O terceiro módulo, ministrado pela professora Maria Silvia Cristofoli, se refere aos novos mecanismos de participação cidadã: “Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e as ferramentas de análise do Plano de Ações Articuladas (PAR) desenvolvido pelos municípios”. O quarto e último módulo foi desenvolvido para oferecer aos participantes o conhecimento acerca das experiências da coleta seletiva de resíduos, e terá como ministrantes o professor Liérson Borges de Castro e a professora Débora Machado de Oliveira.


Com um tema relevante, o projeto contempla as demandas reais da sociedade relacionadas à gestão pública e desenvolvimento local, além de contribuir com os objetivos do Edital ProExt 2014 de fortalecer a extensão universitária e contribuir para a implementação de políticas públicas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário