segunda-feira, 2 de junho de 2014

Projeto de Extensão da UFFS – Erechim é apresentado no 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária.

Daniê Regina Mikolaiczik (Pedagogia – Erechim)

Aconteceu, entre os dias 19 e 22 de maio, na cidade de Belém-PA, o 6º Congresso Brasileiro de Extensão Universitária (CBEU). Para apresentação no evento, um dos projetos selecionados foi da UFFS-Erechim com o tema: Educação de Jovens e Adultos (EJA): Uma Experiência Extensionista em Rede Pública de Ensino, cujo grupo é coordenado pela profª Drª Adriana Losso, docente da universidade.

O Projeto de Extensão iniciou em Abril/2013 para atender demandas apontadas pela Rede Pública Municipal de Ensino de Erechim. Seu objetivo é apresentar propostas de formação continuada para professores da rede municipal e estadual erechinense que ministram aulas na Educação de Jovens e Adultos (EJA), fundamentando-os teórica e metodologicamente a partir dos conceitos de: Mediação, Interdisciplinaridade, Práticas de Produção Textual e Concepção de Linguagem. O grupo conta com a participação de duas bolsistas, acadêmicas da UFFS, Ana Flávia Mohr e Dione Fátima Grzyboviski; além de contar com a colaboração de outros três docentes: Naira Mohr, Zoraia Bittencourt e Ivone Maria de Souza.

Para a profª Adriana Losso, a seleção do Projeto representa “reconhecimento pelo trabalho realizado, numa Perspectiva de Educação Popular, na Modalidade da Educação de Pessoas Jovens e Adultas. A EJA é uma modalidade de ensino da Educação Básica que a maioria das nossas licenciaturas não a constitui como componente curricular obrigatório em seus PPCs e a pesquisa e a extensão precisam dar visibilidade a estas demandas pedagógicas na/da região”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário