quinta-feira, 17 de julho de 2014

Laboratório de Ensino, Investigação e Projeto é Criado para o Curso de Arquitetura e Urbanismo

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)


Em 2014, professores do curso de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Fronteira Sul apresentaram um novo projeto que pretende oportunizar a aplicação do conteúdo desenvolvido nas salas de aula em paralelo a atividades de pesquisa e extensão: o Laboratório _ CroKi. Seu principal objetivo é desenvolver exercícios práticos em relação ao curso de arquitetura (desenvolvimento de projetos, por exemplo) integrados ao ensino de pesquisa e extensão. A previsão é que os projetos desenvolvidos pelos acadêmicos, profissionais da área, orientadores e coordenadores sejam um retorno à comunidade externa como uma produção da academia para a sociedade. Além disso, uma de suas funções será criar oportunidades de estágios aos discentes.

Imagem: maquete de acadêmico de Arquitetura e Urbanismo. Fonte: acervo pessoal.

Com objetivo de qualificar de maneira eficaz a formação acadêmica, o laboratório poderá organizar e oferecer minicursos que possam auxiliar e complementar o processo projetual, focados em ferramentas de design digital, elaboração de maquetes, ferramentas digitais etc., que colaboram para a apresentação e construção dos projetos. Através destes cursos será possível a participação ativa dos acadêmicos na concepção de novos projetos, a melhora de suas habilidades na tomada de decisões e o aumento na capacidade de expressão a partir de novas ferramentas de trabalho.

O laboratório também atenderá o processo de fomento a pesquisa no campo da arquitetura e urbanismo, apresentando os resultados obtidos à comunidade interna e externa, de maneira que possam ser criados eventos que possam integrar o curso e as demandas da universidade. A fim de aproximar os acadêmicos dos profissionais, o laboratório ainda buscará parcerias com colaboradores externos, que possam contribuir com a equipe e promover a troca de conhecimentos em diferentes aplicações da rotina no laboratório.

A proposta apresentada permite que o conhecimento adquirido nas disciplinas do curso se reflitam na aplicação de projetos efetivos, aliados à reflexão teórico-metodológica. Por sua vez, o CroKi tem um grande potencial na contribuição para a esfera de ensino, já que as disciplinas de projeto arquitetônico são de fundamental importância no curso de Arquitetura e Urbanismo.


Nenhum comentário:

Postar um comentário