Por Andrei Vanin e Fernando Falkoski (Filosofia/ Erechim)
Tendo em vista uma formação mais abrangente a UFFS, campus Erechim, vem desenvolvendo grupos de pesquisa nas mais diversas áreas. Na área de Filosofia, a iniciativa teve início no semestre passado, quando o coordenador do curso, professor Márcio Soares, desenvolveu em parceria com o professor Thiago Soares Leite um grupo de estudos com o intuito de analisar a “Teoria Platônica das Ideias” no diálogo Fédon de Platão. Participaram vários alunos do curso, bem como técnicos e professores. Neste ano, ocorrem vários outros grupos.
A começar por Platão. Neste semestre – dando continuidade aos estudos do semestre passado – também será estudada a “Teoria Platônica das Ideias”, só que desta vez tendo o diálogo Parmênides de Platão como norteador da discussão. Os encontros ocorrem quinzenalmente nas tardes de quinta-feira. Outra oportunidade é o grupo de estudos sobre Aristóteles, que tem como tema “A Metafísica de Aristóteles: o conceito de substância e filosofia primeira”, sendo o texto para análise a Metafísica de Aristóteles. Os encontros também são quinzenais só que nas quintas-feiras pela manhã.
Acontece ainda um grupo de estudos sobre Filosofia Moderna, com o objetivo de “investigar o conceito de justiça a partir de sua intrínseca relação com a moralidade através da leitura da obra Metafísica dos Costumes de Immanuel Kant”. Os encontros deste grupo ocorrem mensalmente nas tarde de segunda-feira.
Para fechar a semana, acontecem todos os sábados à tarde um grupo de estudos sobre Língua Latina, com o intuito de apresentar a língua aos participantes, bem como sua crucial importância para a leitura de textos clássicos da Idade Antiga, Medieval e até alguns textos escritos pelos Modernos. Cabe ressaltar que esses grupos são abertos aos alunos que tiverem interesse em aprofundar seus conhecimentos. Embora alguns já estejam em andamento, se houver interesse (da comunidade acadêmica) em participar é só procurar a turma de filosofia ou os professores responsáveis no campus de Erechim.
Arrumei o "campi", em homenagem aos latinistas. Faço o mea culpa pelo deslize. Passou batido, valia um sic.
ResponderExcluirAtílio