Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)
Na terça feira, dia 12 de abril de 2011, a turma do terceiro semestre do curso de Pedagogia realizou uma visita ao Centro de Referência de Literatura e Multimeios , no Campus I da Universidade de Passo Fundo - UPF. Foi uma viagem de estudos que já estava prevista no Plano de Ensino da disciplina Ensino de Português: conteúdo e metodologia, ministrada pela Prof.ª Alessandra Avila Martins.
O centro de Referência de Literatura e Multimeios foi inaugurado no ano de 1997, tendo um laboratório, chamado de “Mundo da Leitura”, sob responsabilidade do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de mestrado, da UPF. No centro, desenvolvem-se atividades de ensino, pesquisa e extensão – atividades essenciais para qualquer Universidade – tendo como objetivo “a formação de leitores em ambiente multimidial, atendendo à demanda de um novo leitor, numa perspectiva crítica e cidadã", conforme informações retiradas do folder “Mundo da Leitura”.
Existe uma infraestrutura para a promoção de leitura multimidial, levando o leitor a diferentes suportes e linguagens. Existe também uma “política” voltada para que todos possam conhecer e melhor usufruir deste Centro. É possível agendar horários para visitas, e alguns horários durante a semana são destinados à visita da comunidade em geral. Cabe ressaltar que essa leitura multimidial é composta de atividades vivenciadas por alunos e professores, que envolvem diferentes linguagens (verbal, musical, dramática, entre outras) nos mais diversos suportes (livros, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, etc).
Imagem: visita ao "Mundo da Leitura", em Passo Fundo |
Os acadêmicos da UFFS puderam conhecer tudo isso no dia da visita. Eles participaram de uma prática de leitura sobre ditos populares. Através dessa “dinâmica” foi possível constatar o que aponta o folder do "Mundo da Leitura", que é a necessidade de valorizar as mais diferentes “formas de o homem se expressar, bem como dos diversos suportes em que são veiculados os distintos códigos”.
O centro é de crucial relevância na medida em que instiga os alunos e professores a sempre reverem suas práticas e, desta forma, trabalhar as mais diversas modalidades de interação no grupo. Segundo uma aluna que participou da visita, o centro ajuda na medida de percebermos que existem várias outras formas de se trabalhar um texto ou qualquer atividade, que produzira uma melhora na expressão e na criatividade das pessoas.
Outras informações sobre o “Mundo da Leitura” podem ser conferidas no site. Sem sombras de duvida, vale a pena conhecer esse Centro, visto que muitas vezes há dificuldade de elaboração de tarefas que possam satisfazer tanto aluno quanto professor. Inovar e ser capaz de perceber a importância de novos horizontes e novas formas de interação sempre serão importantes e válidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário