terça-feira, 19 de abril de 2011

Pedagogia e o mundo da leitura na busca de novas práticas

Andrei Vanin (Filosofia/ Erechim)

Na terça feira, dia 12 de abril de 2011, a turma do terceiro semestre do curso de Pedagogia realizou uma visita ao Centro de Referência de Literatura e Multimeios , no Campus I da Universidade de Passo Fundo - UPF. Foi uma viagem de estudos que já estava prevista no Plano de Ensino da disciplina Ensino de Português: conteúdo e metodologia, ministrada pela Prof.ª Alessandra Avila Martins.

O centro de Referência de Literatura e Multimeios foi inaugurado no ano de 1997, tendo um laboratório, chamado de “Mundo da Leitura”, sob responsabilidade do curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Letras, em nível de mestrado, da UPF. No centro, desenvolvem-se atividades de ensino, pesquisa e extensão – atividades essenciais para qualquer Universidade – tendo como objetivo “a formação de leitores em ambiente multimidial, atendendo à demanda de um novo leitor, numa perspectiva crítica e cidadã", conforme informações retiradas do folder “Mundo da Leitura”. 

Existe uma infraestrutura para a promoção de leitura multimidial, levando o leitor a diferentes suportes e linguagens. Existe também uma “política” voltada para que todos possam conhecer e melhor usufruir deste Centro. É possível agendar horários para visitas, e alguns horários durante a semana são destinados à visita da comunidade em geral. Cabe ressaltar que essa leitura multimidial é composta de atividades vivenciadas por alunos e professores, que envolvem diferentes linguagens (verbal, musical, dramática, entre outras) nos mais diversos suportes (livros, CD-ROM, DVD, fitas de vídeo, etc).
Imagem: visita ao "Mundo da Leitura", em Passo Fundo

Os acadêmicos da UFFS puderam conhecer tudo isso no dia da visita. Eles participaram de uma prática de leitura sobre ditos populares. Através dessa “dinâmica” foi possível constatar o que aponta o folder do "Mundo da Leitura", que é a necessidade de valorizar as mais diferentes “formas de o homem se expressar, bem como dos diversos suportes em que são veiculados os distintos códigos”. 

O centro é de crucial relevância na medida em que instiga os alunos e professores a sempre reverem suas práticas e, desta forma, trabalhar as mais diversas modalidades de interação no grupo. Segundo uma aluna que participou da visita, o centro ajuda na medida de percebermos que existem várias outras formas de se trabalhar um texto ou qualquer atividade, que produzira uma melhora na expressão e na criatividade das pessoas.  

Outras informações sobre o “Mundo da Leitura” podem ser conferidas no site. Sem sombras de duvida, vale a pena conhecer esse Centro, visto que muitas vezes há dificuldade de elaboração de tarefas que possam satisfazer tanto aluno quanto professor. Inovar e  ser capaz de perceber a importância de novos horizontes e novas formas de interação sempre serão importantes e válidas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário