terça-feira, 10 de maio de 2011

Auxílio ao ensino da matemática: oportunidade para muitos alunos

Darline Balen (Engenharia Ambiental/UFFS)

No 1° semestre do ano passado, os professores Anderson A. G. Ribeiro, Fábio Bayer e Gismael F. Perin iniciaram o Programa de Auxílio de Ensino da Matemática Básica com o objetivo de diagnosticar o conhecimento que os alunos ingressantes na Universidade tinham sobre a matemática básica. A ideia do trabalho originou-se da percepção dos professores de que havia necessidade de um programa que ajudasse a suprir as dificuldades enfrentadas pelos alunos. Segundo eles, muitos alunos possuem certa resistência à disciplina que vem desde os primeiros contatos com ela. Essa resistência precisa ser quebrada, pois já é uma disciplina que exige maior esforço, e se a isso se somar uma resistência psicológica o seu aprendizado se torna quase impossível.

Esse trabalho não ficou somente em diagnosticar o conhecimento dos alunos, mas também em tomar atitudes capazes de amenizar o problema. Para isso, o projeto prevê a elaboração de material de apoio e a realização de atendimento extradisciplinar. Com aumento de trabalho e responsabilidades, tornou-se necessário ampliar também o número de pessoas envolvidas. Dois alunos do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis estão participando do programa como bolsistas: Tomas Carlotto (participa desde o 2º semestre do ano passado) e Marcos Parmigiani (iniciou sua participação este ano). O trabalho dos bolsistas é a análise dos diagnósticos. Posteriormente, eles também poderão auxiliar no atendimento extradisciplinar.

Além dos alunos bolsistas, o projeto de iniciação acadêmica conta com a colaboração de três novos professores: José Mario, Bárbara Cristina Pasa e Adriana Richit. Eles ajudaram a reformular o questionário e o aplicaram nas turmas ingressantes deste ano.

Este programa é uma ótima oportunidade de auxílio aos alunos que não conseguiram ter uma boa base da matemática no Ensino Fundamental e Médio. Para os alunos que se interessarem em aprender, tirar dúvidas ou discutir a disciplina, o atendimento será oferecido a partir do semestre que vem, pois este primeiro período foi somente para diagnosticar as principais dificuldades e, então, elaborar um material de apoio condizente com a realidade dos estudantes.

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