terça-feira, 10 de maio de 2011

Estudos sobre climatologia é tema de projeto na UFFS/Erechim

Doutorando em Análise Ambiental, prof. Sanches afirma que “há uma certa carência de informações sobre climatologia regional”.

Por Selí Teresinha Leite(Geografia/Erechim)

Fábio de Oliveira Sanches, professor da UFFS/Erechim, é graduado em Geografia pela Universidade de Sorocaba, mestre em Ciências Ambientais pela Universidade de Taubaté e doutorando em Geografia/Análise Ambiental pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Atua principalmente nos seguintes temas: Climatologia, Geomorfologia, Dinâmica da Paisagem e Geossistemas. (Fonte: Currículo Lattes).

Em entrevista ao projeto Comunica, ele respondeu algumas questões pertinentes ao projeto ” Formação de um grupo de Pesquisa e Estudos em Climatologia no campus Erechim da UFFS” no qual está trabalhando.

- Como surgiu esse projeto em que o senhor está engajado? "Tudo começou no início do 2º semestre 2010, quando foi criado o projeto com a finalidade de coletar dados meteorológicos para produção de boletins climáticos do ano de 2010. Na ocasião, o desenvolvimento do projeto contou com o apoio da acadêmica e bolsista Rosângela Abel Fagundes do curso de Geografia 2010. Paralelo a isso, inciou-se um levantamento de informações meteorológicas e climáticas referentes aos municípios de Erechim e região do Alto Uruguai".

- Qual a importância de um projeto como este? "Este projeto é de suma importância porque há uma certa carência de informações sobre climatologia regional, visto que encontramos pouquíssimos trabalhos, destacando, por exemplo, a dissertação de mestrado da Professora Neide Piran desenvolvido no ano de 1982".

- E para 2011, a proposta do projeto continua a mesma? "Para 2011, pretende-se criar, com alunos da UFFS, um grupo de estudos em climatologia para discutir questões pertinentes à região que abrange a UFFS/Erechim. Neste momento o projeto está dividido em três frentes de ação: a primeira busca dar continuidade a coleta de dados diários para a produção de boletins climáticos aliados a coleta de informações sinóticas (comportamento da circulação atmosférica na América do Sul); a segunda frente objetiva utilizar os dados dos boletins climáticos de 2010 e dar a eles um tratamento e desenvolvimento, sob a ótica da climatologia Geográfica, do método de análise rítmica; e, por fim, a terceira frente pretende fazer uma comparação de dados de precipitações mensais de Erechim, no período de 1999 a 2010, com a normal de climatologia (1961 a 1990) para a região, buscando encontrar possíveis modificações, ou não, no seu comportamento. Para essa análise, serão utilizados os métodos estatísticos".

- Quantos e quem são os bolsistas do projeto? "No momento, temos três bolsistas, todos da 3ª fase do curso de Licenciatura em Geografia. São eles: Rosângela Abel Fagundes, que vai desenvolver a análise rítmica com base nos dados coletados em 2010; Ana Paula Bertotti, responsável pela coleta dos dados de 2011 e pela produção dos boletins climáticos, e Josué Vicente Grégio, que vai desenvolver a comparação das precipitações de 1999 a 2010 com a normal climatológica".

- O projeto está aberto a voluntários ou restringe-se aos bolsistas? "O projeto está aberto a participação de voluntários que tenham interesse em desenvolver estudos na área climatológica. Aos interessados, basta entrar em contato comigo, pelo e-mail fsanches@uffs.edu.br".

- Para concluir nossa entrevista, quais objetivos o senhor espera alcançar com o andamento do projeto? "Espera-se que este grupo desenvolva trabalhos na área, a fim de obter maior conhecimento e, então, aprofundar a dinâmica climatológica atual, sua influência para a sociedade desde a agricultura passando pelo clima urbano até as possíveis mudanças climáticas futuras".

O Comunica agradece pela rápida e concisa forma que a entrevista se desencadeou, proporcionando a todos que interessar possa uma maior compreensão sobre o projeto citado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário