terça-feira, 10 de maio de 2011

O livro “Universidades e suas Fronteiras” e sua autoria

Por Fernando Falkoski (Filosofia/Erechim)

A discussão acerca do surgimento e da implantação de universidade pública federal em nossa região é de extrema importância, tendo em vista a perspectiva de sua consolidação estrutural e sua pretensão na área da educação – ensino, pesquisa e extensão. Para tanto, foi publicado o livro “Universidade e suas Fronteiras” no intuito de debater e melhor analisar as várias discussões que dizem respeito à Universidade. Em entrevista, dois professores da UFFS, Campus Erechim, autores desse livro, Prof. Dr. Luis Fernando Santos Correa da Silva e Prof. Ms. Thiago Ingrassia, abordam o conteúdo da obra, bem como seus objetivos e suas perspectivas.

Segundo o Prof. Luis Fernando, coordenador do curso de Ciências Sociais, a ideia do livro surgiu em conversas entre o Prof. Dirceu Benincá, organizador do livro e coordenador administrativo do Campus Erechim, e o Prof. Thiago, coordenador do curso de Pedagogia. Os demais autores foram convidados pelos dois. O desafio seria debater a construção da UFFS como um interesse comum, já que a obra trataria esta universidade como uma instituição em um cenário de expansão do ensino superior federal. Entretanto, a publicação tornou-se mais ampla do que eles supunham. Abaixo, trancrevemos alguns fragmentos das entrevistas realizadas com os professores Luis Fernando e Thiago.

- Professor Luis Fernando, qual a contribuição do seu capítulo?  “Entendo que meu capítulo é o que trata mais diretamente sobre a UFFS, visto que discuto o domínio comum como possibilidade de romper com a formação fragmentada, na qual os estudantes têm contato apenas com disciplinas restritas às suas áreas profissionais; especificidade desta universidade, no quadro geral do currículo universitário.”

- Qual seria o objetivo de fomentar a discussão acerca do domínio comum? “Há desafios que se impõem para que os pressupostos que fundamentam o domínio comum se consolidem, como, por exemplo, a necessidade de articular a intencionalidade da política curricular da instituição, a autonomia docente, as disciplinas contempladas e a concepção pedagógica que o fundamenta. Entendo que isso só será possível se a instituição promover a abertura de um diálogo sobre tais aspectos”

- Qual o público alvo da obra? “O livro destina-se para todas as pessoas e instituições interessadas no debate sobre a universidade contemporânea. Como trata-se de um livro escrito, principalmente, por docentes da universidade, entendo que ele se constitui em um marco histórico para a instituição, por ser a primeira publicação sobre a UFFS, mas também porque propõe uma agenda de ações para a construção de uma universidade pública e popular de fato”.

Para o Prof. Thiago, a obra surge com a autoria de um grupo de professores na área das ciências sociais humanas. Segundo ele, “a importância deste trabalho pode ser percebida na interferência, no peso do domínio comum, que sobressalta aos alunos da instituição, no intuito de sistematizar uma prática pedagógica com o desafio da inclusão das classes populares na UFFS. A obra almeja descrever também a democratização do processo de expansão ao abrir uma universidade pública e seu impacto nas mudanças ao longo de seu desenvolvimento.”

O livro “Universidades e suas Fronteiras” pode ser adquirido na Secretaria Acadêmica do Campus, no valor de R$ 15,00.

Nenhum comentário:

Postar um comentário