terça-feira, 31 de maio de 2011

Cursos de especialização UFFS 2011



Por Fernando Falkoski ( Filosofia Erechim)

A UFFS iniciará, a partir do segundo semestre deste ano, seis novas especializações, entre três de seus cinco campi. No campus Cerro Largo-RS, os cursos oferecidos são: Desenvolvimento Rural Sustentável e Agricultura Familiar (30 vagas) e Interdisciplinaridade e Práticas Pedagógicas na Educação Básica (35 vagas); no campus Chapecó-SC: História Regional (35 vagas), Literaturas do Cone Sul (35 vagas), Saúde Coletiva (30 vagas) e no campus Erechim-RS: História da Ciência (30 vagas). As inscrições podem ser feitas de 25 de maio a 27 de junho nas secretarias acadêmicas, onde o curso é ofertado ou podem ser enviadas por Sedex aos endereços descritos no edital http://www.uffs.edu.br/pro-reitoria/pesquisaepos-graduacao/formularios.

O candidato, no ato da inscrição, deve entregar os seguintes documentos: formulário preenchido e assinado; curriculum vitae; cópia autenticada do diploma de curso superior de graduação reconhecido pelo Ministério da Educação; pré-projeto ou memorando com descrição da intenção de pesquisa relacionada ao curso ou linhas estabelecidas. Esse pré-projeto deve ter de três a cinco laudas, contendo tema delimitado/problema de pesquisa, objetivos, justificativa, esboço do referencial teórico e referências bibliográficas.

A seleção dos candidatos passa primeiramente pela análise, por uma comissão, do currículo e do pré-projeto ou memorando de intenção de pesquisa, em que apenas os selecionados por essa comissão passarão por uma entrevista, ficando os demais eliminados. A homologação das inscrições será no dia 01 de julho, e o resultado dos selecionados e o horário para as entrevistas serão divulgados no dia 04 de julho. O resultado final acontece até 18 de julho, e a abertura para a efetivação da matrícula ocorre entre os dias 20 e 22 de julho.

Além da consolidação do trabalho da universidade, os cursos de pós-graduação lato sensu são essenciais para a formação continuada, pois proporcionam ao pós-graduando uma maior qualificação e possibilidade de retorno à comunidade, a partir de seus conhecimentos aprofundados na pós-graduação, em nível de especialização.

Um comentário:

  1. Galera, PUC-Campinas está com inscrições abertas para o curso de Pós-graduação. vejam no site as especializações:
    http://www.puc-campinas.edu.br/pos/

    ResponderExcluir