quarta-feira, 1 de junho de 2011

A cidade em debate: a UFFS dialogando com Erechim



Por Andrei Vanin (Filosofia/Erechim)


Projetos de extensão são muito importantes pois constituem uma ponte entre a Universidade e a sociedade. Levando essa importância em consideração, no dia 31 de maio ocorreu o lançamento do projeto de extensão intitulado A cidade em debate: a UFFS dialogando com Erechim, no Auditório da UFFS, Campus Erechim. O projeto tem como objetivo “debater com representantes de organizações sociais e do Poder Público de Erechim temáticas voltadas a estrutura urbana e a políticas públicas”.

Para tanto, serão realizadas cinco reuniões para debater “educação, cultura e lazer, estrutura urbana, saúde e desenvolvimento local.” A abertura do projeto teve a fala do professor Paulo Bittencourt e do professor Ulisses Pereira de Mello, respectivamente diretor acadêmico e articulador de extensão do campus Erechim. Num segundo momento, o professor Murad Jorge Mussi Vaz falou sobre “viver na cidade” e a professora Isabel Gritti sobre o “o processo histórico de formação de Erechim”. Por fim, o coordenador do projeto, professor Clovis Schimitt Souza, apresentou a estrutura e o funcionamento do projeto de extensão. 

No decorrer do projeto, reuniões temáticas acontecerão no "Castelinho", em frente à Praça da Bandeira. O primeiro encontro acontece no dia 9 de junho, às 14h, debatendo o tema "Educação". A segunda reunião dar-se-á no dia 5 de julho e o tema a ser debatido é "Cultura e Lazer". Já no dia 4 de agosto acontece a terceira reunião, cujo tema é "Estrutura Urbana". Na quarta reunião debate-se "Saúde", dia 24 de agosto. A quinta reunião tem como tema "Desenvolvimento" e acontece no dia 14 de setembro.

Segundo a direção do projeto, as reuniões “serão mediadas por dois professores da UFFS e terá a participação de representantes de organizações sociais e Poder Público, os quais dialogarão apresentando suas percepções e perspectivas em relação a cada uma das temáticas.” O produto destes debates fundamentará um conjunto de textos que em dezembro serão publicados em um livro que será disponibilizado para instituições participantes, escolas e demais entidades do município.

Nenhum comentário:

Postar um comentário