terça-feira, 10 de maio de 2011

DCE, DAS E SUAS INCUMBÊNCIAS EM DISCUSSÃO

Por Andrei Vanin ( Filosofia  - Erechim)

Aconteceu no dia 4 de maio de 2011 no auditório da UFFS, campus Erechim, uma assembléia no intuito de deliberar sobre o Diretório Central dos Estudantes (DCE). Os seguintes temas vieram à tona: o modelo de Estatuto provisório que irá regimentar a direção estatuinte do DCE – UFFS Erechim; o Edital de convocação e datas da eleição de direção do DCE UFFS – Erechim; finalmente, a data para Assembléia Geral dos Estudantes da UFFS para efetivação definitiva do Estatuto do DCE – UFFS Erechim. Foram convocados, para tanto, três representantes de cada turma.

O que era para ser uma assembléia rápida, acabou por se estender e havendo debates das mais diversas ordens. Foi exposta a situação das reuniões que já haviam sido feitas para a discussão do Estatuto, mas que não reuniram grande parte dos alunos, principalmente dos cursos noturnos. Segundo os discentes, essa baixa participação seria devida ao fato de que alguns professores não liberaram as turmas para a discussão. Assim, o Estatuto foi aprovado com a maioria dos alunos diurnos, já que muitos alunos do noturno – não por falta de comunicação e convites – simplesmente não compareceram. Cabe ressaltar que embora o Estatuto tenha sido aprovado ele ainda está passível de alterações.

Na reunião, ainda foram ressaltados alguns problemas do Estatuto Provisório, como a centralização de campus em Chapecó.  Também foi levantada a pertinência de que cada curso faça ou tenha seu Diretório Acadêmico (DA), pois até o momento os únicos cursos organizaram um DA foram História e Agronomia. Houve vários momentos em que ficou clara a disputa por interesses e poderes na elaboração da comissão do DCE, embora os presentes mantivessem um discurso apaziguador no intuito de “conciliar interesses” nos mais diversos cursos. Por fim, chegou-se a afirmar que a união dos estudantes “garantiria o direito do estudante por melhorias nos processos para uma UFFS pública e popular, assegurando necessidades urgentes como transporte, refeitório e casa de estudante”.

Também ressaltou-se que  é preciso, por parte de alguns representantes de turma,uma atitude mais amena frente ao estatuto já discutido e elaborado. Não obstante, ressaltou-se a dubiedade de algumas passagens, bem como a urgência de modificações e alterações que conjuguem interesses. Segundo os presentes, “a ideia é construir um DCE que contenha mecanismos que abrangem a discussão e que seja aberta a todos de forma legal e não de forma centralizada.”

Estabeleceu-se que cada curso terá a incumbência de criar seus DA, antes da eleição do DCE, bem como votar a comissão eleitoral para representação do DCE. Por fim, deliberou-se pela criação de um representante de cada turma para elaborar propostas a fim de construir um estatuto do DCE concreto e que consiga ou tenha força suficiente para que os alunos sejam importantes nas decisões tomadas pela UFFS.

Um comentário:

  1. O texto está ótimo, porém, as turmas não confirmaram que seus DA's estarão prontos até a primeira eleição do DCE, sendo que ela está programada para acontecer ainda no presente semestre.

    ResponderExcluir