segunda-feira, 23 de maio de 2011

Sustentabilidade em discussão no ambiente escolar



Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)


No campus Erechim, os projetos de extensão estão em andamento. Um deles, o projeto Escola Sustentável: construindo novos olhares sobre a questão ambiental, que é coordenado pela Professora Nauíra Zanardo Zanin,  teve início em março de 2011, e vêm sendo realizado na Escola Estadual de Ensino Médio Érico Veríssimo, na cidade de Erechim.

Esse trabalho é desenvolvido com a ajuda de 14 professores de diversas áreas do conhecimento da UFFS e conta também com a participação de 2 alunos bolsistas e 2 alunos voluntários. Direciona-se à toda comunidade escolar da Escola Érico Veríssimo: professores, estudantes, funcionários, e também aos pais dos estudantes.

O objetivo desse projeto é realizar atividades que permitam o diálogo de saberes com a comunidade escolar sobre o tema da sustentabilidade. Para isso, estão sendo realizadas oficinas teórico-práticas com duração de 4 horas cada uma, que abordam temas relacionados à sustentabilidade em suas multi-dimensões. As ações são divididas nos seguintes sub-temas: águas, bosques, agricultura urbana agroecológica, arquitetura sustentável, energias alternativas e economia popular solidária. Cada um desses assuntos é debatido entre os professores e também são sugeridas ações sustentáveis relacionadas a essas temáticas, como oficina de captação da água da chuva, recolhimento de lixo e plantio de árvores nativas, oficina de mosaicos e tintas naturais, entre muitas outras ações.

Esse projeto cria novos olhares sobre a questão ambiental, preservação e recuperação do ambiente local. É uma excelente prática que possibilita à comunidade escolar aprender um pouco mais sobre a importância da preservação do ambiente e também refletir sobre a sustentabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário