sexta-feira, 14 de outubro de 2011

XIV Feira do Livro e o Projeto Partilhando Leituras

Andrei Vanin (Filosofia)


A XIV Feira do Livro, que aconteceu entre os dias 5 e 8 de outubro, na Praça da Bandeira, em Erechim, contou com várias atividades. Entre elas esteve o Projeto Partilhando Leituras, organizado pelos professores Alessandra Avila Martins e Gerson Severo, da UFFS, que aconteceu no Auditório do Castelinho. A ideia do projeto, segundo os organizadores, era “[...] trazer as leituras de livros que estavam/estão sendo lidos pelas pessoas e que estão na lista dos mais vendidos, com um olhar mais acadêmico”. Para tanto, escolheu-se obras literárias e convidou-se professores para lerem e discutirem os livros. 


O Comunica esteve presente em uma dessas leituras, que aconteceu no dia seis, das 16 h até às 17h, quando foi discutida a obra Crepúsculo, de Stephenie Meyer. O livro esteve por meses no topo dos mais vendidos e foi o primeiro de uma saga composta por mais quatro livros. A narrativa relata a “vida” de um vampiro e sua família, e sua paixão por uma “humana”. Os debatedores, professores Thiago Soares Leite e Daniel Francisco de Bem, fizeram um breve resumo da obra. O professor Daniel ressaltou o sentido antropológico da obra e a “criação” de um novo modo de vampiro: “bonzinho”, apaixonado, assumindo assim um novo significado de vampiro diferente do eternizado Drácula, por exemplo. Já o professor Thiago trouxe a ideia de angústia de Heidegger, presente em Ser e Tempo, para debater a personagem Bella – a “amada” do vampiro. 


Depois dessa abertura, ainda ocorreram outras leituras. À noite, discutiu-se a obra O pequeno príncipe, de Antoine de Saint-Exupéry. Os debatedores convidados foram os professores Atílio Butturi Júnior e Murad Vaz.

Imagem: as professoras Adriana Richit eMaria Silvia Cristófoli no Partilhando Leituras
Fonte:  Setor de Comunicação - UFFS Erechim

Já no dia sete, à tarde, discutiu-se a obra O diabo dos números, de Hans Magnus Enserberger. A leitura foi realizada pelas professoras Adriana Richit e Maria Silva Cristófoli. Encerrando o evento, à noite, discutiu-se a obra A menina que roubava livros, de Markus Zusak. Esse debate final foi capitaneado pelos professores Clóvis Schmitt e o Gerson Fraga.

Nenhum comentário:

Postar um comentário