segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Inclusão Digital

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Inclusão Digital em Espaços Públicos Informatizados da Região do Alto Uruguai é um projeto de extensão da UFFS-Erechim coordenado pelo professor André Gustavo Schaeffer e tem como objetivo proporcionar a oportunidade de explorar a tecnologia através de atividades lúdicas e interativas.

O projeto foi implantado na Escola Municipal de Ensino Fundamental Othelo Rosa localizada no Bairro Presidente Vargas. Essa escola foi escolhida por ser a primeira a receber um computador por aluno. O projeto iniciou suas atividades na escola em outubro, porém ele vem sendo trabalhado desde agosto no sentido de conhecer o material, explorar e avaliar os jogos etc. Futuramente, o projeto prevê a sua aplicação em mais escolas que disponham de computadores.

A estudante do curso de Engenharia Ambiental e Energias Renováveis, Andressa Morgana Zortéa, é bolsista do projeto. Ela vai à escola nas quartas-feiras à tarde, auxiliando duas turmas que foram divididas pela faixa etária: pré-adolescentes e adolescentes. As turmas contemplam alunos do 3º ao 8º ano do Ensino Fundamental que possuem necessidades especiais como: deficiência física, auditiva, visual, intelectual e hiperatividade.

Através das atividades lúdicas e interativas, os alunos adquirem competência, confiança e autonomia. Também é estimulada a atenção, a concentração e a coordenação motora. A metodologia de ensino consiste na utilização de softwares como: Batalha dos Bichos, O Menino Curioso, Dasher, Quadrinhos, Turma da Mônica e Edition. Esses programas integram o pacote disponibilizado pelo Núcleo de Informática na Educação Especial (NIEE) da UFRGS - Tecnologias Digitais Acessíveis.

Sobre a aplicação e resultados do projeto, pode-se afirmar que “[...] a maior dificuldade não foi a parte técnica (escolher e estudar os programas) mas sim a parte prática, pois não sabia ao certo quem seria meu público alvo e também não tinha experiência de trabalho com pessoas que possuem alguma necessidade. Desde o primeiro encontro, já obtive resultados que me agradaram muito, as turmas superaram todas as minhas expectativas de maneira muito positiva. Sem dúvida é um trabalho que está agregando algo para eles, mas muito mais para mim”, relata Andressa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário