Por Jessica Amroginski (Engenharia Ambiental)
As Ciências Biológicas têm desenvolvido variadas pesquisas no campus Erechim. Dentre as iniciativas, destaca-se o projeto de pesquisa científica coordenado pela Professora Dra. Denise Cargnelutti, cujo tema é a planta Baccharis trimera, popularmente conhecida como “carqueja”. De acordo com a Professora, a carqueja apresenta muitos benefícios para o ser humano. Segundo ela, “ a Baccharis trimera é uma planta utilizada na medicina tradicional principalmente para a solução de problemas hepáticos, disfunções estomacais e intestinais. Análises químicas de B. trimera indicaram a presença de terpenóides, flavonóides, ligninas, carquejol e cumarinas. Estes compostos secundários observados em B. trimera seriam os responsáveis pelas suas propriedades medicinais potenciais”.
Os objetivos estabelecidos com essa pesquisa, de acordo com a coordenadora, são:
Objetivo geral: Avaliar o crescimento inicial de Baccharis trimera exposta ao cloreto de sódio.
Objetivos específicos:
- Avaliar o comprimento da parte aérea e do sistema radicular B. trimera exposta ao cloreto de sódio;
- Determinar a massa fresca e a massa seca da parte aérea e do sistema radicular de B. trimera exposta ao cloreto de sódio;
- Correlacionar o comprimento da parte aérea com a produção da biomassa de B. trimera exposta ao cloreto de sódio.
Participam do projeto uma aluna bolsista e dois alunos voluntários, ambos do curso de Agronomia/2010. Esses alunos realizam atividades como: leituras, coletas do material vegetal, cultivo da planta em solo (que é realizado no espaço da Escola Érico Veríssimo de Erechim), avaliações da raiz e da parte aérea da planta, análises estatísticas dos dados e, por fim, elaboração de relatórios e de um artigo científico, bem como apresentação dos resultados obtidos em jornadas de Iniciação Científica.
Através dessa pesquisa, pretende-se contribuir para o estudo das especificidades de plantas medicinais e potencializar o seu uso em tratamentos e prevenções de doenças.
Nenhum comentário:
Postar um comentário