quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Primeiro SEPE em Erechim e suas atividades

Andrei Vanin (Filosofia)

A Universidade Federal da Fronteira Sul promoveu o Primeiro Seminário de Ensino, Pesquisa e extensão (SEPE), entre os dias 17 e 18 de novembro de 2011. O Seminário tinha como objetivo, segundo os organizadores, “incentivar a apresentação das pesquisas realizadas pelos acadêmicos”. A apresentação de trabalhos para os acadêmicos que eram bolsistas (remunerados) de pesquisa e de extensão era obrigatória. Já a apresentação dos bolsistas voluntários ou de outra modalidade de bolsa era facultativa. Também acadêmicos ouvintes poderiam se inscrever.

O Seminário começou com uma mesa redonda no dia 17,  pela  manhã, com dirigentes da Fundação Araucária, do Paraná, e da Fapesc, em Santa Catarina, transmitida por vídeoconferencia para os outros campi, cujo titulo era As políticas de apoio à Ciência, Tecnologia e Inovação no Sul do Brasil. À tarde, aconteceu a apresentação de trabalhos. No campus Erechim, nessa primeira tarde,  foram apresentados onze trabalhos, todos eles ligados a algum projeto de pesquisa ou extensão. Foi uma atividade interessante, pois os alunos apresentavam o projeto ou os resultados já alcançados com as pesquisas e depois abria-se para um debate com professores convidados que compunham a mesa.

À noite, dezessete trabalhos foram apresentados em dois grupos. Num dos grupos foram apresentados trabalhos de cunho mais filosófico. Os trabalhos versavam sobre Platão, Santo Anselmo, Kant, sobre a língua latina. Depois da apresentação houve uma discussão e uma análise filosófica. Na sessão seguinte foram apresentados trabalhos sobre Comunicação e Linguagem. O Comunica participou desse momento com a comunicação intitulada A UFFS e o discurso jornalístico. Os integrantes do projeto relataram a experiência e o funcionamento do Comunica, bem como a sua importância no intuito de registrar e informar a comunidade dos fatos que acontecem na Universidade. Destacou-se ainda a importância deste para o desenvolvimento da capacidade de escrita e argumentação dos alunos, através do exercício de escrita e correção de textos.

No dia 18, houve duas palestras, ambas transmitidas por vídeoconferência. A primeira intitulada A expansão da Pesquisa e da Pós-graduação no Brasil, apresentada pelo diretor do programa da CAPES, Professor Emídio Cantídio de Oliveira Filho e pelo Reitor da UFFS, Jaime Giolo. A segunda, intitulada O projeto Rondon no Brasil e em Santa Catarina, apresentada pelo Pró-Reitor de Extensão e Cultura da UFFS, Professor Geraldo Ceni Coelho. Á tarde, continuaram as apresentações de trabalhos das áreas de Engenharia, Agronomia e Arquitetura. Finalmente, à noite, o Seminário foi encerrado.

Imagem: apresentação de acadêmica no SEPE
Fonte: Setor de Comunicação - Erechim


Diante do exposto, ressalta-se a importância do evento para a comunidade acadêmica, pois proporcionou mais um espaço para que os acadêmicos possam mostrar os resultados de pesquisas e atividades extensionistas. Espera-se que os próximos sejam ainda melhores e que consigamos “vôos mais altos” a cada ano.

Nenhum comentário:

Postar um comentário