sexta-feira, 9 de agosto de 2013

Trabalhando a Questão Agrária para além do campo

Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia/Erechim)

Diversas instituições do Rio Grande do Sul (elencadas ao final deste texto) estão atuando em conjunto para a promoção de dois Seminários sobre a questão agrária no RS: I Seminário Regional de Educação do Campo: Projetos Político Pedagógico de Escolas do Campo no RS; e I Seminário Regional de História Oral: A memória da luta pela Reforma Agrária na Fronteira Sul do Brasil.
 
 


Como consta no blog do evento (clique aqui), o objetivo é “possibilitar espaço de problematização das especificidades e recorrências que caracterizam as dimensões socioeconômicas, políticas e culturais dos espaços rurais”. Ou seja, o evento busca ser um espaço de debate e reflexão para avaliar os motivos que influenciaram e ainda influenciam as características do meio rural do RS, destacando a divisão fundiária como um dos principais fatores. Os dois seminários, na essência, se complementam por tratarem da história da luta pela terra e da educação do campo, que são questões vistas de forma indissociável.

O evento será entre os dias 2 e 4 de Outubro, tendo como espaço físico a UFFS e a URI Erechim. A metodologia foi programada com cinco momentos: Conferências, painéis, apresentação de trabalhos, projeto cultural e o momento de avaliação. Foram delimitados oito grupos de trabalhos divididos em áreas específicas.

Para se inscrever na modalidade “ouvinte”, a inscrição encerra em 15/09. Para quem deseja apresentar trabalhos, deve se inscrever até 15/08.
 
Para maiores detalhes, acesse: http://seminarioeducacaocampoerechim.blogspot.com.br/

__________________

Entidades Promotoras: Comitê de Bacias Hidrográficas; Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural- EMATER/RS; Federação dos Trabalhadores da Agricultura - FETRAF Sul; Fundação Nacional do Índio – FUNAI; Instituto Federal de Educação, Ciência E Tecnologia do Rio Grande Do Sul – IFRS; Secretaria Estadual de Educação do Rio Grande do Sul 15 CRE – Erechim; Secretaria Municipal de Educação de Erechim; Universidade Federal da Fronteira Sul – UFFS; Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões – URI; Via Campesina.


Nenhum comentário:

Postar um comentário