terça-feira, 20 de março de 2012

As adaptações do campus Erechim para o primeiro semestre de 2012

Por Vanessa Luisa Freiberger (Engenharia Ambiental/2010) 


No primeiro semestre de 2012, a UFFS Erechim, visando manter a melhor funcionalidade possível, teve que adaptar seus espaços, tanto no Seminário Nossa Senhora de Fátima quanto na Escola Estadual Érico Veríssimo. Essa medida também teve que ser adotada em virtude dos cerca de 1.200 estudantes dos 8 cursos de graduação e os 67 estudantes dos cursos de especialização, além dos 160 servidores. 

Segundo o Coordenador Administrativo do campus Erechim, Dirceu Benincá, de 2011 para 2012, a UFFS obteve a cedência de mais uma sala de aula na Escola Érico Veríssimo. Já no Seminário de Fátima, foram feitas várias modificações. No prédio novo, lateral à entrada da UFFS, o ateliê da Arquitetura foi transformado em uma sala de aula e num segundo ateliê de desenho. O ateliê de desenho da Arquitetura voltou a funcionar na sala locada para este fim, localizada nas proximidades do monumento de Fátima. O auditório foi transformado em 4 salas de aula, uma sala de professores, uma sala para a secretaria geral de cursos e mais um espaço para depósito de materiais de consumo. Além disso, foi construída mais uma sala no hall do terceiro piso, para a armazenagem de equipamentos. Na Biblioteca; foi construído um hall de entrada. Na sala preparada no hall de entrada da Universidade deverá funcionar o serviço de fotocópias, que está em vias de licitação. Na lateral do Santuário de Fátima, está em obras o que será o novo auditório. 

Benincá ressalta ainda concretização de um desejo da UFFS desde 2010, que era instalar uma cantina na Universidade. Ele diz: “Atendendo às demandas da comunidade acadêmica. [...] sempre fomos premidos pelo pouco espaço existente, o que impediu que esse serviço pudesse ser oferecido. No entanto, com o crescimento do número de estudantes, a reivindicação também aumentou e foi apresentada à direção pelo DCE. Procuramos, então, negociar com o Seminário de Fátima para que disponibilizasse espaço físico e viabilizasse a prestação desse serviço de cantina. A solicitação foi atendida e estabeleceu-se contrato entre a Mitra Diocesana e a Agroindústria Andreolla Lancheria para o fornecimento de lanches e bebidas, que serão prioritariamente oriundos da agricultura familiar. O serviço deverá funcionar nos três turnos, em horários a serem estabelecidos de acordo com o fluxo de estudantes e servidores na Universidade”.

Imagem: a cantina do campus.

Apesar das dificuldades de espaço que enfrentamos, os espaços do Seminário e da escola Érico Verissimo estão sendo aproveitados da melhor forma possível. E as reivindicações dos acadêmicos estão, aos poucos, sendo atendidas. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário