Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)
Projetos de Extensão são uma forma de ligação entre a Instituição de Ensino Superior (IES) e a comunidade local, possibilitando ao estudante colaborar com a sociedade e ao mesmo tempo aprender com ela. De acordo com o Artigo 207 da Constituição Brasileira, a extensão universitária é obrigatória, visto que “As universidades gozam de autonomia didático-científica, administrativa e de gestão financeira e patrimonial, [por isso,] [...] obedecerão ao princípio de indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão”.
Para suprir essa exigência, a UFFS-Campus Erechim, através do edital 09/PROEC/UFFS/2011, selecionou, para o ano acadêmico 2012, vários projetos e programas de extensão. No post Projetos de Extensão, Ensino e Pesquisa I, estão descritos as atividades da área das exatas. Na área das humanas, as atividades aprovadas que serão desenvolvidas são as seguintes*:
I Programa: Laboratório de Produção Textual
Coordenador: Ani Carla Marchesan
Objetivos: “[...] Oferecer a estudantes de graduação da UFFS a oportunidade de desenvolverem as suas habilidades e competências de produção textual; […] Contribuir para o registro da vida institucional da UFFS [...]”
O programa envolve 4 projetos: Comunica Erechim: laboratório de produção textual (Ani Carla Marchesan), Comunica na escola: laboratório de produção textual (Angela Derlise Stübe), Comunica Realeza: laboratório de produção textual (Clóvis Alencar Butzge) e Comunica Cerro Largo: laboratório de produção textual (Cristiane Horst).
II Programa: Sinestésicos: arte, cultura & comportamentos altissonantes.
Coordenador: Atítlio Butturi Junior
Objetivos: “Estabelecer um ciclo de atividades acadêmicas, com periodicidade regular e ênfase em manifestações artístico-culturais, a fim de incentivar circulação de informações e fomentar a formação de público para manifestações artísticas”.
O programa envolve 5 projetos: Altissonâncias (Alessandra Ávila Martins), Cinema e saberes (Atílio Butturi Junior), Diálogos (Gerson Wasen Fraga), Festival Intermitente de Bandas (Paulo José Sá Bitetencourt) e Partilhando Leituras (Gerson Luis Egas Severo).
III Projeto: Erechim para quem quiser ver, discutir e intervir: democratizando o acesso às informações socioambientais da cidade.
Coordenador: Éverton M. Kozenieski
Objetivos: “[...] Oportunizar o aprofundamento das discussões acerca das informações com a comunidade municipal, realimentando o processo, envolvendo cidadãos, docentes e discentes; [...] Formar bolsistas e pesquisadores para uso de softwares que permitam armazenamento e espacialização, fortalecer parcerias com a prefeitura municipal e instituições locais, promover dois ciclos de debates com a sociedade a partir dos mapeamentos gerados, elaborar o segundo caderno digital com os materiais gerados pelo projeto, para divulgação; [...] Elaborar um Atlas Socioambiental de Erechim;[...]”
IV Projeto: Curso Gestão Urbana e formulação, implementação e avaliação de Políticas Públicas.
Coordenador: Cleber Ori C. Martins
Objetivos: “[...] contribuir para o desenvolvimento de um processo de formação continuada do corpo técnico, estudantes e demais interessados acerca da gestão das políticas públicas urbanas nos 32 municípios que integram a Associação dos Municípios do Alto Uruguai (AMAU) [...]”;
V Projeto: Formação de professores para mídias e bibliotecas: diálogos pela educação do ensino médio na rede pública de Erechim RS.
Coordenador: Helena M. Fernandes
Objetivos: “[...] trabalhar na formação de professores do Ensino Médio das escolas municipais e estaduais de Erechim RS no que tange a conhecimentos e habilidades para os usos pedagógicos das mídias (rádio, TV, jornais, filmes, documentários, DVDs musicais, internet) em sala de aula e para estratégias de uso de bibliotecas que lhes proporcionem melhores condições de qualificação e desempenho profissional com tais mídias [...]”
VI Projeto: Alfabetização e Linguagem: Possibilidades de intervenção em sala de aula. Coordenador: Marilane M. Wolff Paim
Objetivos: “[...] fundamentar teoricamente [professores alfabetizadores] para a compreensão e análise interpretativa dos conceitos de alfabetização e letramento, concepção de linguagem e discutir os procedimento metodológicos de alfabetização. [...] valorização das experiências e dos saberes dos professores e, a partir deles promover a reflexão da prática educativa [...]”
VII Projeto: Cultura contemporânea: currículo, infâncias, alfabetismos e tecnologias - desafios para pensar a docência no âmbito da Educação Integral.
Coordenador: Rodrigo S. de Carvalho
Objetivos: “[...] discutir com os participantes os efeitos das práticas sociais na constituição dos modos de exercício da docência e da configuração do que têm sido denominado como a nova paisagem escolar. [...] promover um ciclo de debates para comunidade externa, que será ministrado pelos professores e bolsistas [...]”
VIII Projeto: II Ciclo de Debates Cinema e Sociedade: Utopia, Distopia e Heterotopia. Coordenador: Fábio F. Feltrin de Souza
Objetivos: “[...] oportunizar a discussão de temáticas que atravessam conteúdos centrais aos cursos de Licenciatura em Ciências Sociais e História, como modernidade, pós-modernidade, classe sociais, revolução, capitalismo, socialismo, iluminismo, ciência, relações de gênero, comportamento e subjetivações abrigados dentro desses três eixos: Utopia, distopia e heterotopia. [...]”
XIX Projeto: Comunicação: Leitura critica e produção alternativa.
Coordenador: Isabel R. Gritti
Objetivos: “[...] promover a leitura crítica dos meios de comunicação de massa. [...] exercitar, com conteúdos do dia a dia e metodologia participativa, a produção de uma comunicação popular e alternativa [...], [utilizando a ONG denominada Obra Promocional Santa Marta como local de desenvolvimento do projeto]”
X Projeto: Res Cogitans: um podcast sobre a ciência e suas representações na filosofia, história, e arte.
Coordenador: Jerzy A. Brzozowski
Objetivos: “[...] criação do Res Cogitans, um podcast (programa de rádio distribuído via internet) sobre filosofia e história da ciência, e também sobre as representações da ciência nas artes [...]”
XI Projeto: Leitura, interpretação e tradução de textos filosóficos latinos medievais.
Coordenador: Thiago S. Leite
Objetivos: “[...] divulgar conhecimentos da língua latina e da cultura clássica; desenvolver técnicas de tradução em latim, a fim de possibilitar o acesso a textos clássicos; iniciar a composição de um grupo de tradutores. [...]”
Os projetos de extensão universitária permitem que o estudante tenha um relacionamento entre a teoria e a prática, sendo de suma importância na formação acadêmica. Percebe-se que a Universidade vem investindo nesse contexto e valorizando o espaço extracurricular do acadêmico
*Os objetivos foram fornecidos pela Secretaria de Extensão da UFFS.
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