quarta-feira, 23 de maio de 2012

Domínio Comum em discussão na UFFS

Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia- Erechim)

Na tarde do dia 16 de maio, nas dependências da UFFS, campus Erechim, ocorreu uma reunião que objetivou criar uma comissão para sistematizar as discussões que ocorrerão em torno do Domínio Comum dentro da grade curricular dos cursos. Estiveram presentes docentes, técnicos administrativos, coordenadores dos cursos, coordenador acadêmico e diretor do campus.

O diretor do campus, Ilton Benoni da Silva, ressaltou a importância da participação da comunidade acadêmica neste tipo de discussão. Além disso, pela trajetória que a universidade já tem, afirmou que “temos condições de avaliar o que foi projetado a galope”. A ideia inicial da reunião era contemplar tanto o Domínio Comum quanto o Domínio Conexo, mas ficou estabelecido que seria prudente abordar uma temática de cada vez.
Esta comissão, denominada Comissão Sistematizadora, tem, além dos coordenadores dos cursos e direção, membros de algumas áreas[1] que foram delegados na referida reunião, a saber: Ciências Exatas e da Terra (prof. Aníbal Lopes Guedes), Ciências Sociais e Aplicadas (prof. Rodrigo Manoel Dias da Silva), Ciências Humanas (prof. Débora Clasen de Paula), Linguística, letras e Artes (prof. Alessandra Ávila Martins). Também haverá representantes do setor técnico-administrativo e dos discentes, que ainda serão escolhidos. Cabe ressaltar que essa proposta de formato da comissão foi apresentada pela Prograd por videoconferência, em 3 de maio.

O cronograma das atividades será o seguinte:

Maio - Organizar reuniões para discussões e proposições – propostas de disciplinas, ementários e referências bibliográficas;

Junho – Apresentação das propostas do campi para a Prograd (em Chapecó), seguida de sistematização. Nesse mês, ainda está previsto um “Seminário Final” com a presença dos Pró-Reitores, Diretores, Coordenadores Acadêmicos etc. para, enfim, ser divulgada a nova proposta do Domínio Comum aos cursos pela Prograd.

Na reunião, ainda houve indagações de ordem técnica, como: de que forma ficará a política de cursos, já que são visíveis os problemas ligados a nomeação de professores novos?; e, de que forma os Domínios Conexo e Específico serão discutidos - no âmbito “local” de cada campus ou no âmbito geral?

Todas essas questões passam a integrar o cotidiano da UFFS. Espera-se que haja um grande envolvimento de toda a comunidade acadêmica a fim de que os resultados extraídos das discussões representem de fato os interesses da maioria.

________________
[1]A nomenclatura das áreas advém do CNPQ.

Nenhum comentário:

Postar um comentário