segunda-feira, 14 de maio de 2012

Alunos da Engenharia Ambiental em atividade de campo

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental-Erechim) 

A turma de Engenharia Ambiental 2010 realizou uma saída de campo da disciplina de Geologia Aplicada à Engenharia Ambiental, ministrada  pelos professores Alfredo Castamann e Kátia Kellen da Rosa. O objetivo da saída de campo foi visualizar os aspectos geológicos e geomorfológicos que constituem nosso Estado. 

O professor Alfredo e a turma de Engenharia 2010.

Os acadêmicos saíram de Erechim às 6h do dia 8 de maio e realizaram a primeira parada em Soledade – RS, onde visitaram uma empresa de britagem. Lá puderam observar e analisar as rochas, minerais e também os aspectos de formação do solo. 

A próxima parada foi nas proximidades da cidade de Rio Pardo, por volta das 13h30min. Os alunos observaram a estrutura do solo da região, que é composto principalmente por arenito. Seguindo viagem, a parada seguinte foi na Empresa de Mineração Mônego, localizada no município de São Sepé. Nesse local pôde-se visualizar as minas de calcário e mármore e analisar as rochas e seu processo de formação. Também foram discutidos os aspectos econômicos da atividade mineradora e o uso do calcário. 

As observações da turma 2010.

O grupo passou a noite na cidade de Caçapava do Sul, e no dia seguinte seguiu em direção às Guaritas. Durante esse percurso houve uma parada para observação de afloramentos rochosos na estrada. Já nas Guaritas, puderam observar as formações sedimentares do local e discutir o tempo geológico em que se formaram. 

O último ponto de visita antes do retorno a Erechim foi a Usina Termoelétrica de Candiota. Lá, conheceram o funcionamento da Usina, visitaram algumas áreas internas e tiraram dúvidas a respeito do seu funcionamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário