quinta-feira, 3 de maio de 2012

Tutorial Portal CAPES


Por Darline Balen (Engenharia Ambiental e Energias Renováveis/Erechim)

O Portal da Capes é um importante instrumento na realização de pesquisas acadêmicas, pois possui conteúdo atualizado das mais diversas áreas do conhecimento, incluindo os principais periódicos científicos nacionais e internacionais. “[...] foi lançado em novembro de 2000 e é uma das maiores bibliotecas virtuais do mundo, reunindo conteúdo científico de alto nível disponível à comunidade acadêmico-científica brasileira.”¹ 

Há duas semanas, a CAPES liberou o IP (Internet Protocol) da UFFS para acesso a todos os títulos por ela disponibilizados. Com isso, além dos periódicos de acesso livre, que podem ser acessados por qualquer endereço de IP através do site <http://www.periodicos.capes.gov.br/>, agora a comunidade acadêmica poderá acessar na UFFS todo conteúdo da CAPES, ou seja, mais de 30 mil títulos.

Veja, abaixo, o tutorial para acesso de todo conteúdo do Portal CAPES (disponível apenas para acessos nas dependências da UFFS):

1º) Acesse o Portal da CAPES pela página da Biblioteca da UFFS clicando no link periódicos;
 
Figura 1: Acesso ao Portal Capes pela página da biblioteca da UFFS.
Link: http://www.uffs.edu.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=274&Itemid=853&site=biblio








 
2º) O link “periódicos” direcionará o usuário para a página inicial do Portal da CAPES (Figura 2). No portal, a pesquisa pode ser feita de 3 formas: busca por assunto (Multidisciplinares; Saúde e Biológicas; Ciências Agrárias; Ciências Exatas e da Terra; Ciências Sociais e Humanas); busca por periódico (10002 periódicos); ou busca pela base (205 bases de dados, que são coleções de periódicos que se relacionam pelo tema).
 
Figura 2: Formas de pesquisa do Portal Capes.
Link: http://www.periodicos.capes.gov.br/

3º) Ainda na página inicial do Portal Capes, o usuário pode também pesquisar por artigos exclusivos de pesquisadores brasileiros, ler notícias, ver as coleções em destaque, fazer treinamentos realizados pela CAPES para uso do Portal, baixar tutorial detalhado para as formas de pesquisa dentro do portal, entre outros assuntos interessantes: 

Figura 3: Informações de interesse aos usuários.
Link: http://www.periodicos.capes.gov.br/

Figura 4: Tutorias disponibilizados pela Capes
Link: http://www.periodicos.capes.gov.br/?option=com_ptreinaments&controller=Docs&view=ptreinamentsdocs&mn=72&smn=83&search=tutorial

Essas são apenas algumas das funcionalidades do Portal. Para fazer um bom uso do Portal nada melhor que explorar bem essa ferramenta na realização das pesquisas acadêmicas.

___________
¹ Informação retirada do site da Capes. Disponível em: <http://www.periodicos.capes.gov.br/>

Nenhum comentário:

Postar um comentário