segunda-feira, 4 de junho de 2012

Acadêmicos da Engenharia Ambiental visitam usina termoelétrica


Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim) 

A turma de Engenharia Ambiental 2010 visitou, no dia 24 de maio, o Complexo Termoelétrico Jorge Lacerda – da empresa Tractebel Energia – localizado na cidade de Capivari de Baixo - SC. Os alunos realizaram a visita através da disciplina de Química Ambiental, ministrada pela professora Gean Delise Vargas. 

Imagem: os acadêmicos e a professora Gean Delise Vargas (embaixo, no centro) no pátio da empresa

A saída de Erechim foi às 3h, sendo que o grupo chegou ao destino por volta das 13h. Durante a visita, o grupo pode conhecer um pouco mais sobre o funcionamento da usina. Inicialmente, ouviram uma palestra em que foi explicado basicamente tudo a respeito do Complexo Termoelétrico. Depois, conheceram alguns setores como: central de resíduos, onde é depositado todo o material de descarte, que é separado de acordo com as características (tóxicas ou não) e depois ganha a destinação correta; setor de descarga do carvão, em que se pode visualizar o produto sendo descarregado dos vagões de trem em que é transportado. Os acadêmicos estiveram também no pátio onde o material fica armazenado, nas lagoas de deposição de resíduos e também na central de comandos onde é realizado todo o controle da Usina. 

Para o aluno Samoel Bavaresco Favero a visita “[...] foi de grande proveito, pois estávamos em um ambiente de conversão de energia, onde se analisou os impactos gerados e por trás destes, as ações mitigadores adotadas pela empresa responsável, em todas as fases do processo. Associando a viagem à Disciplina de Química Ambiental, focou-se mais nos destinos dos diversos resíduos gerados, [...]. Ainda tivemos o privilégio de comparar este empreendimento com o de Candiota -RS, visitado há alguns dias”. 





Nenhum comentário:

Postar um comentário