quarta-feira, 27 de junho de 2012

Paralisação dos discentes: movimento legítimo?

Comunica/Erechim


Como forma de apoio as reivindicações dos docentes da UFFS, alguns discentes, entre os dias 15, 18 e 19 do mês de junho, paralisaram suas atividades. Os alunos questionam, segundo consta em uma ata de Assembleia feita pelo DCE, no dia 14 de junho de 2012, “a forma autoritária que o Campus de Passo Fundo e o curso de Medicina será implantado” e sobre a “falta de estrutura da universidade e professores.” A acadêmica Leidiane Aparecida da Cruz, do curso Ciências Sociais, afirma que “nenhum de nós é contra a extensão de ensino, mas com qualidade, não quantidade. Não estamos discutindo o local, mas porque a universidade não consultou o campo acadêmico sobre essa decisão.” André Tonet Ponciano, acadêmico do curso de Geografia, afirma que “Passo Fundo merece o Campus, mas que a forma como essa decisão foi tomada é extremamente autoritária com usurpação do direito de democracia. Temos que melhorar nossa estrutura, nossos professores, melhorar o que já está em andamento”. 
 
Manifestação estudantil. Fonte: http://www.facebook.com/dceuffs.erechim

Essas reivindicações são pertinentes, assim como as reivindicações dos professores. Cabe ressaltar que nem todas as turmas da UFFS aderiram à paralisação, como a Filosofia/2010 e Ciências Sociais/2010. Além disso, no segundo dia, alguns alunos estavam fazendo a manifestação e algumas turmas tiveram aulas normais.

Finalmente, há um problema de respeito e democracia. Nenhum dos “manifestantes” têm o direito de invadir a sala de aula para criticar e "bater boca" com professores (como, infelizmente aconteceu) e acadêmicos que querem aula. A adesão, ou não, é livre. Bom senso e respeito aos demais é importantíssimo quando se quer lutar por algo. As manifestações são legítimas e importantes. Assim como estudantes de outras universidades e DCEs espalhados pelo Brasil lutam por melhorias; na UFFS deve-se fazer o mesmo, mas é preciso ter o cuidado em planejar adequadamente a forma como essas manifestações são realizadas. 
 

Um comentário:

  1. Ao menos a faixa, não contém nenhum erro de grafia tão horroroso, como os cartazes que estão nas paredes da UFFS. A qualidade de ensino também passa pelos estudantes...
    Abraço

    ResponderExcluir