quarta-feira, 11 de julho de 2012

Monitoria acadêmica: uma metodologia para a formação universitária

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Em maio deste ano foram disponibilizadas oito bolsas de monitoria para os cursos da UFFS-Campus Erechim (ver: <http://comunicaerechim.blogspot.com.br/search/label/monitoria>). A função de monitor está regulamentada pela Lei Federal n.º 5.540, de 28 de novembro de 1968, cujo Art. 41 afirma que “As universidades deverão criar as funções de monitor para alunos do curso de graduação que se submeterem a provas específicas, nas quais demonstrem capacidade de desempenho em atividades técnico-didáticas de determinada disciplina.” 1

Desde o início dessa atividade, o programa de monitoria tem se mostrado vantajoso para os alunos, para o aluno-monitor e para o professor.

Para os alunos, este programa proporcionou a organização de grupos de estudo e o esclarecimento de dúvidas que muitas vezes, devido a falta de tempo, não eram questionadas em sala de aula. “Fiquei muito satisfeita com a monitoria ofertada. Este programa deveria ser estendido para as demais disciplinas”, relata Rosane Signor, acadêmica do curso de Filosofia.

Já para os alunos-monitores, este programa auxiliou no aprofundamento e na consolidação do saber. Possibilitou também o desenvolvimento de métodos de ensino para auxiliar na explicação de conceitos e maneiras de como se tratar certo problema, tornando a visão do aluno-monitor muito mais ampla.

Para os professores da disciplina, a monitoria proporcionou a redução das explicações extra-classe, pois ao invés de explicar para todos os alunos da turma que possuíam dúvidas (em horário alternativo), o professor pode explicar somente para um aluno, o aluno-monitor, e este repassa as explicações para os demais alunos da disciplina. Assim, o professor também consegue se dedicar a outra atividades institucionais, como a pesquisa e a extensão.

Para muitos alunos que não têm a possibilidade de esclarecer as dúvidas diretamente com o professor, por questões de horário, o aluno-monitor proporciona um horário extra (e mais flexível), aumentando assim, as possibilidades de aprendizado. Segundo professor José Mario Grzybowski, "Para o aluno, a principal vantagem é a atenção individualizada que pode ser dispensada ao seu processo particular de aprendizado. Para o professor, a possibilidade de ampliar sua atuação extra-classe por intermédio dos monitores."

Visto a importância dos programas de monitoria, elas continuarão no próximo semestre. Porém, haverá troca de disciplinas que serão monitoradas de forma a acompanhar as disciplinas cursadas pelos acadêmicos.

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1 SENADO FEDERAL: Subsecretaria de Informações. Disponível em: <http://www6.senado.gov.br/legislacao/ListaTextoIntegral.action?id=75564>. Acesso em: 27 jun. 2012.

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