sexta-feira, 26 de outubro de 2012

“Do teórico ao prático”: o I Colóquio Pós-Estruturalismo, Discurso e Educação


Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia) 

O I Colóquio Pós-Estruturalismo, Discurso e Educação: A constituição do Sujeito Contemporâneo, realizado nos dias 19 e 20 de outubro no campus Erechim, contou com a presença do Prof. Dr. Pedro de Souza, que usando as teses de Michel Foucault embasou a conferência de abertura. Dentre outros assuntos, o professor falou sobre a ideia da existência de uma crise particular no sujeito. 

No segundo dia de evento, houve quatro mesas de discussão. A primeira, com a presença dos professores Atílio Butturi Jr. e Fábio Feltrin, trouxe muitos elementos do pensamento de Michel Foucault. Entretanto, com uma linguagem relativamente mais simples, que possibilitou uma maior compreensão do público leigo. “Somos um bolo de carne”, afirmou Fábio Feltrin ao tratar da construção do sujeito.

Imagem: Michel Foucault, um dos autores discutidos no Colóquio
Fonte: Foucault Society 
A segunda mesa do dia, composta por Rodrigo Saballa e Juliana Vargas, tratou de “infância, gêneros e escola”. Saballa apresentou suas pesquisas com ênfase no discurso sobre gêneros na infância, mostrando dados referentes ao mercado de obras de auto-ajuda para "criar melhor” as crianças na sociedade contemporânea. Já Juliana Vargas trouxe elementos de sua dissertação, em que busca compreender as relações de gênero no cotidiano de algumas escolas periféricas da região de Porto Alegre. 

Também foram assuntos abordados “políticas de escolarização e a sociedade de controle”, com os professores Roberto e Rodrigo Dias da Silva, e “Masculinidades”. Para os organizadores, Fábio Feltrin e Rodrigo Saballa, o Colóquio foi um sucesso (os dois dias contabilizaram 215 inscritos). “Queríamos refletir e problematizar outras maneiras de lidar com a Educação. Queríamos causar estranhamentos, erosões, deslocamentos, evitando explicações fáceis e totalizantes. Parece que o alto nível das mesas possibilitou esse empreendimento”, afirmou Feltrin em entrevista. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário