segunda-feira, 8 de outubro de 2012

Gincana de Projetos da II Semana Acadêmica

Por Darline Balen (Engenharia Ambiental/Erechim)

Quem nunca participou de uma gincana? Uma competição saudável, que faz com que as pessoas trabalhem em equipes, de forma organizada e cumprindo tempos pré-estabelecidos. Foi esta a ideia que fez com que os cursos organizadores da II Semana Acadêmica dos Cursos de Arquitetura e Urbanismo, Agronomia e Engenharia Ambiental e Energias Renováveis propusessem, além de todas as atividades comuns em uma semana acadêmica, uma gincana de projetos.

O objetivo da gincana foi selecionar dois projetos que visassem uma reforma na Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato, em Paulo Bento. O projeto deveria abranger os três cursos participantes da Semana Acadêmica, com propostas de ampliação da Escola, sustentabilidade ambiental (reutilização de resíduos, captação d’água da chuva, energia solar) e a construção de hortas agroecológicas.

A gincana ocorreu entre os dias 24 e 28 de setembro. No primeiro dia, os grupos participantes fizeram uma visita à Escola para observar a estrutura existente e conversar com a diretoria escolar sobre as atuais necessidades. Nos demais dias, a atividade ocorreu em paralelo com a Semana Acadêmica, com assessoramento dos professores.

Visita à Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato

Visita à Escola de Ensino Infantil Monteiro Lobato

Elaboração do projeto

Elaboração do projeto


A gincana mostrou-se muito positiva, conforme relata o acadêmico do curso de Arquitetura e Urbanismo, Rodrigo Nekel “[...] foi uma oportunidade muito válida para a nossa formação, pois durante ela são poucas as atividades trabalhadas diretamente para pessoas reais, como clientes. O projeto, por ser em uma escola infantil, nos exigiu muito cuidado e responsabilidade para se preocupar com o bem estar e o aprendizado das crianças na escola. Mas o principal ganho para mim como participante, foi a experiência adquirida e o trabalho coletivo que tivemos entre a equipe. Estamos no aguardo para que futuramente novas oportunidades apareçam [...]”.

Os projetos foram entregues na quinta-feira e a premiação ocorreu na sexta-feira: primeiro e segundo lugares receberam um prêmio em dinheiro (R$200,00 e R$100,00 respectivamente) e mais livros, e o terceiro lugar recebeu uma menção honrosa. Os projetos foram avaliados por professores dos três cursos envolvidos, tendo como critérios de avaliação inovação, caráter pedagógico dos espaços propostos, viabilidade técnico-construtiva, eficiência energética, estética e preceitos de sustentabilidade no ambiente construído. Segue abaixo a relação dos vencedores:

1º Lugar: Camila Laurett, Daniela Guerra, Guilherme Casagrande, Josiane Scotton, Laercio Baldo e Ricardo Boelke.

2º Lugar
: Claudia Capitânio, Darline Balen e Yan Kaue Brasil.

Menção Honrosa: Cássio Bariviera, Cleber Scanagatta, Flávia Oldoni, Mairo Lazzarotto e Rodrigo Nekel.

Vencedores (1º lugar)
 

Os projetos serão enviados para a Secretária Municipal de Educação de Paulo Bento como possíveis propostas de ações para a Escola.

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