segunda-feira, 6 de julho de 2015

Estudantes da UFFS apresentam trabalho em evento nacional

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

Os acadêmicos Ariel Biavati, Daniel de Oliveira e Souza e Suéllen Ferrazzo do Curso de Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim, participaram e apresentaram seus trabalhos no XVI Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, entre os dias 28 de junho e 04 de julho, realizado em Teresina – PI.

No evento, foram apresentados dois trabalhos desenvolvidos pelos estudantes juntamente com alunos de outros cursos, ambos com a colaboração e orientação do professor Fábio Sanches. 

Ariel Biavati e Daniel Souza no evento 


Abaixo, segue o título de cada um dos trabalhos apresentados, autores e breve resumo:

Trabalho 1: Apresentado na modalidade banner

Título: A influência do lago da UHE de Itá nas precipitações mensais em Marcelino Ramos (RS)

Autores: Ariel Biavati, Rosangela Abel Fagundes, Daniel Souza e Fábio Sanches

“O principal objetivo da pesquisa foi comparar as precipitações mensais do município de Marcelino Ramos, tentando encontrar evidências das modificações no comportamento das chuvas em função da formação do lago da UHE de Itá”, afirma o estudante Ariel Biavati. Para a realização do estudo, Biavati diz que foram utilizados os dados pluviométricos diários da ANA (Agência Nacional das Águas) referentes ao posto pluviométrico de Marcelino Ramos. Após, realizaram-se análises estatísticas que demonstraram que a formação do lago de Itá não altera o comportamento do regime de chuvas mensais no município de Marcelino Ramos.


Trabalho 2: Apresentado na modalidade oral

Título: A influência do lago da UHE de Passo Fundo (RS) nas precipitações mensais.

Autores: Suéllen Ferrazzo, Luciane Agazzi, Thalita Pedrozo Pilla e Fábio Sanches

De acordo com Ferrazzo, “o trabalho consistiu em comparar as precipitações mensais anteriores e posteriores à formação do lago da UHE de Passo Fundo buscando encontrar evidências, modificações no comportamento das chuvas em função da formação de seu lago”. Com a realização da pesquisa, pode-se afirmar que a formação do lago da UHE de Passo Fundo não provocou alterações no comportamento das chuvas mensais na localidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário