domingo, 21 de junho de 2015

Estudantes da UFFS realizam visita técnica na Embrapa

Jéssica Amroginski – Engenharia Ambiental

Acadêmicos dos cursos de Agronomia e Engenharia Ambiental da Universidade Federal da Fronteira Sul - campus Erechim, realizaram, no dia 16 de junho, uma visita técnica na Embrapa – Suínos e Aves localizada na cidade de Concórdia/SC.

Estudantes na sede da Embrapa de Concórdia-SC (Foto: Leonardo Chechi)



Na ocasião, os estudantes conheceram o sistema de tratamento de efluentes (Foto: Jéssica Amroginski)

Os estudantes viram na prática a teoria da sala de aula (Foto: Jéssica Amroginski)
Inicialmente o grupo foi recebido no auditório para assistir a uma palestra sobre compostagem, que é um processo biológico em que microrganismos transformam a matéria orgânica em um composto que pode ser utilizado como adubo no solo. No caso da Embrapa, utilizam-se principalmente dejetos suínos e de aves para realização do processo. Os acadêmicos de Agronomia assistiram, ainda, outras palestras com temas relacionados ao curso.

O grupo visitou parte das instalações da instituição, visualizando o sistema de tratamento de efluentes aplicado aos dejetos, e também o sistema de compostagem, leiras e máquinas utilizadas durante o processo. 

Para o Professor do Curso de Engenharia Ambiental, Eduardo Pavan Korf, atividades como essa são muito importantes “[...] pois o aluno pode ver na prática temas abordados em sala de aula, como por exemplo a técnica de compostagem de dejetos de suínos e aves, que é um problema na nossa região. Além disso, a visita oportunizou o contato com profissionais e pesquisadores que trabalham com tratamento de resíduos com larga experiência, proporcionando o entendimento das principais variáveis envolvidas nos processos, como operacionalizar o sistema com equipamentos e tecnologias que estão sendo comercializados, suas limitações e como podem ser aplicadas essas técnicas na prática, observando a demanda do mercado.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário