sexta-feira, 11 de outubro de 2013

Termina o III JUFFS em Realeza – PR


Por Yan Cleiton Bergozza (Agronomia)

Entre os dias 5 e 8 deste mês aconteceu a terceira edição dos Jogos Universitários da Universidade Federal da Fronteira Sul, nas cidades de  Realeza e Santa Izabel do Oeste - PR. Aproximadamente 800 estudantes dos seis campi da UFFS estiveram presentes no evento esportivo, divididos entre 19 modalidades masculinas e 18 femininas.
Imagem: abertura dos Jogos. Fonte: <liga10.net>.

Os jogos do III JUFFS foram marcados, em geral, por disputas saudáveis e a superação dos atletas, tendo jogos muito equilibrados e torcida calorosa. Em diversas modalidades, os campeões foram diferentes daqueles do II JUFFS (Cerro Largo), mostrando assim o resultado do esforço das equipes e o treinamento durante um ano, alterando o cenário de disputa e tornando a competição acirrada. 

De acordo com a comissão organizadora do evento, o campus Realeza somou o maior número de pontos (86), recebendo o troféu geral. Erechim, campeão geral do II JUFFS em 2012, ficou em terceiro lugar na classificação geral na terceira edição do evento. A pontuação e o descumprimento com o regulamento em algumas modalidades geraram discussão entre os campi.

Imagem: o time de futebol masculino de Erechim, campeão do JUFFFS. Fonte: arquivo pessoal.


É importante registrar alguns problemas do evento, com o objetivo de superá-los. Durante o JUFFS e principalmente entre as torcidas nos jogos, foi possível perceber quão sólidos são os estereótipos que as pessoas mantém: houve episódios de insulto a  colegas por morar em um Estado específico e, ainda mais grave, lamentavelmente, casos de machismo e de homofobia durante todo evento.

Porém, ainda assim, houve diversos momentos que mostraram a real integração e harmonia entre os campi: nas festas ao longo dos quatro dias de evento, ou nos jogos que perpassaram a ideia de competir e demonstraram exemplos de companheirismo.

No próximo ano, o caminho dos estudantes e atletas da Universidade Federal da Fronteira Sul se direciona para Laranjeiras do Sul – PR, onde será sediado o IV JUFFS. Para ter acesso à pontuação geral dos campi, só clicar AQUI.  

Nenhum comentário:

Postar um comentário