Por Everton Trentin Zoraski (Filosofia)
No dia 26 de outubro, nas dependências do Seminário Nossa Senhora de Fátima, ocorreu a aula inaugural do curso de Especialização em Educação Integral “As Políticas de Educação Integral no Norte do Rio Grande do Sul” ministrada pela Profa. Dra. Rosimar Serena Siqueira Esquinsani (UPF).
| Foto de Kelly Cristina Reis |
Na abertura do evento, o Coordenador Adjunto do curso, Prof. Dr. Roberto Rafael Dias da Silva, ressaltou a importância do tema dentro da UFFS. Já o Diretor do campus, Prof. Dr. Ilton Benoni da Silva, abordou o tema da criação de Programas de Pós Graduação Estrito Senso, destacando o aspecto fundamental da criação de grupos de pesquisa para que tal iniciativa dê certo.
| Da esquerda para a direita: Rosimar Esquinsani, Ilton Benoni e Roberto R. Dias da Silva. Foto de Kelly C. Reis |
Na sua fala, a professora Rosimar Esquinsani, valendo-se propositalmente de uma linguagem simples, defendeu uma escola pública de excelência, acima das expectativas da maioria da população. Ela afirmou que a educação em tempo integral não deve ser vista como uma panaceia, mas como uma alternativa viável qualitativamente para melhorar o ensino.
| Palestrante Rosimar Esquinsani. Foto de Kelly C. Reis |
Ela destacou, também, a sazonalidade das experiências com esse tipo de iniciativa ao longo da história e criticou uma espécie de ingenuidade, que desencadeia a ideia errônea de que todas as medidas adotadas pelos diferentes governos em relação a educação não levam em conta principalmente fatores político-econômicos. Sua experiência no município de Passo Fundo levou-a a demonstrar a diferença entre escola “de” tempo integral, em que o foco está na instituição, e escola “em” tempo integral, em que o foco é o aluno. Tal cidade, segundo a palestrante, está situada no modelo “em” tempo integral. Não havendo, por exemplo, nos últimos anos, a construção de nenhuma sala de aula, limitando o sucesso da iniciativa a boa vontade de gestores e professores. Em resumo, o que prevaleceu ao término da palestra foi a máxima de que “não adianta fazer mais do mesmo”.
Nenhum comentário:
Postar um comentário