quinta-feira, 1 de novembro de 2012

O PET e a história dos alunos da UFFS


 Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental – Erechim) 

Em outubro de 2012, foi lançada mais uma obra de um professor da UFFS-Erechim. Trata-se do livro Há uma universidade no meio do caminho, organizado pelo professor Thiago Ingrassia Pereira, sociólogo e doutorando em Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul, e que na Universidade Federal da Fronteira Sul - Campus Erechim, trabalha na área de Fundamentos da Educação e também é Tutor do Práxis - PET ( Programa de Educação Tutorial) – Conexões de Saberes, além de desenvolver pesquisas sobre Educação Popular e Metodologia de Ensino em Ciências Sociais. 

Imagem: capa do livro organizado por Ingrassia.

O livro organizado por Ingrassia tem textos de estudantes e professores envolvidos no Programa de Educação Tutorial. Narra-se a história dos bolsistas do PET da UFFS/Erechim até chegarem à Universidade. São textos com caráter de “memorial”, que relembram um pouco da história de vida de cada um. 

Na UFFS, o PET foi criado na modalidade Conexões e Saberes. O grupo Práxis, que foi constituído no Campus Erechim, tem por finalidade ser um espaço de ensino, pesquisa e extensão que aborda o tema da Educação Popular. Os acadêmicos envolvidos são dos cursos de licenciatura da Universidade. O livro é resultado do primeiro ano de atividades do PET/ Conexões de Saberes e do grupo Práxis na UFFS e conta também com textos de professores que falam da importância de se ter um compromisso com a educação pública e democrática. 

A coletânea de memoriais dos bolsistas do projeto, segundo o professor Thiago, “[...] é resultado de uma intencionalidade política de construir uma universidade que possa, efetivamente, estabelecer uma fecunda conexão entre os saberes populares e acadêmicos. O livro é o resultado de um ano de trabalho e foi pensado para divulgar os percursos dos estudantes até a UFFS, mostrando a importância da universidade pública e gratuita na região do Alto Uruguai gaúcho.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário