quarta-feira, 10 de abril de 2013

Plenária Nacional de Entidades de Base da Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil

Por Yan Cleiton Bergozza  (Agronomia)

O feriado de páscoa foi de diálogo para os estudantes que participaram da Plenária Nacional de Entidades de Base (PNEB), em Matinhos-PR, na Universidade Federal do Paraná – campus litoral. Os estudantes de agronomia da UFFS Erechim, João Daniel W. Foschiera e Yan C. Bergozza, participaram da atividade.

Imagem: espaço de debates. Fonte: arquivo pessoal.

A plenária teve como objetivo, principalmente, a discussão acerca das “bandeiras de luta” da FEAB (Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil) e a socialização das diferentes atividades que estão sendo desenvolvidas pelos estudantes da Federação em cada região do país. Também foram construídas deliberações para as próximas tarefas a serem desempenhadas. 

Imagem: símbolos das entidades participantes da Plenária. Fonte: arquivo pessoal.

No espaço destinado à discussão das oito bandeiras, foram discutidos os temas: Universidade; Educação; Juventude, Valores, Cultura, Raça e Etnia; Agroecologia; Movimentos Sociais Populares; Ciência e Tecnologia; Gênero e Sexualidade; Relações Internacionais. Posteriormente, foram apresentados e discutidos elementos históricos da Confederação Caribenha e Latino-Americana de Estudantes de Agronomia – CONCLAEA, na qual a FEAB se insere. Em outro momento, os estudantes da UENF (Universidade Estadual do Norte Fluminense), que compõem a Comissão Organizadora do 56º Congresso Nacional dos Estudantes de Agronomia do Brasil (CONEA), falaram sobre o andamento da construção do evento. 

A PNEB é uma das atividades desenvolvidas, dentre muitas, pela Federação dos Estudantes de Agronomia do Brasil (FEAB). Os espaços, no geral, organizados pela Federação, se justificam pelo simples fato de estarem trabalhando em prol de interesses sociais relacionados à educação, à universidade e pelos outros assuntos que perpassam a academia. Assim, a organização estudantil efetiva a importância da atuação social dos sujeitos que constituem a universidade, através das discussões de temas relativos à sociedade e aos espaços de construção de conhecimento e de formação profissional. 

Como avaliação geral da Plenária Nacional de Entidades de Base, pode-se dizer que houve debates construtivos, considerando cada tema que foi alvo de discussão.

Imagem: estudantes da UFFS  e de outras IES na Plenária. Fonte: arquivo pessoal.

Para obter maiores informações e definições sobre os espaços de discussão da PNEB, acessar este LINK, onde está disponível a convocatória do encontro. 
Para conhecer mais sobre o evento e a entidade, é só consultar o  blog da FEAB  e/ou o blog do 56º CONEA



Nenhum comentário:

Postar um comentário