domingo, 24 de novembro de 2013

Grupo de estudos sobre literatura inicia as atividades no campus Erechim

Por Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)

O Grupo de Estudo A narrativa brasileira de 1964 a 1985 começou nesta quarta-feira (20) suas atividades. O primeiro encontro serviu para decidir como irão prosseguir os próximos encontros do grupo, como os dias e horários compatíveis com os alunos inscritos. Além disso, discutiu-se também os textos e as narrativas que serão lidas.



O grupo é coordenado pelo Professor Roberto Carlos Ribeiro da UFFS. Graduado em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Guaxupé (UNIFEG), com mestrado e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Ribeiro possui experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura, e atua principalmente nos temas relacionados à ficção, literatura brasileira contemporânea, crítica literária e literaturas de língua portuguesa. 

A idéia do grupo, segundo o coordenador, é reunir os professores, alunos e técnicos interessados em literatura, para que analisem, interpretem e discutam narrativas produzidas, editadas, escritas no período histórico da ditadura militar:

“O intuito, também, é trabalhar com literatura, história e sociedade; a forma, ou estrutura, com que a literatura se apresenta nos textos de seus autores. Nesse período, não só, mas mais fortemente, a literatura se constrói com várias possibilidades de formatação, principalmente, porque quer apresentar essa realidade histórica e está, de certa forma, impedida pela censura, explícita ou não. Derivam daí as possibilidades de leituras polissêmicas, as alegorias, o fantástico, o maravilhoso dando suporte às narrativas”. - afirma o professor.

O grupo de estudos está apenas no começo. conforme os encontros forem ocorrendo, o Comunica divulgará as atividades aqui no nosso blog. Mais informações podem ser obtidas através do email: roberto.ribeiro@uffs.edu.br, com o coordenador das atividades.



Nenhum comentário:

Postar um comentário