quarta-feira, 27 de novembro de 2013

Grupo Práxis do Programa de Educação Tutorial (PET)/ Conexões de Saberes realiza oficinas em escolas da região

Yan Cleiton Bergozza (Agronomia)


O Programa de Educação Tutorial (PET)/Conexões de Saberes foi efetivado como proposta em 2010 e, desde então, vem desenvolvendo diversas atividades no âmbito do ensino, da pesquisa e da extensão. O grupo de estudos trabalha com a área educacional, a fim de problematizar e discutir questões sobre: educação popular, universidade, políticas públicas para a educação, entre outras.

A equipe atuante, chamada de Grupo Práxis, é constituída por estudantes dos cursos noturnos da UFFS/Erechim e por docentes. Uma das atividades de intervenção ocorreu nos dias 18 e 19 de novembro, com a visita às escolas dos municípios de Aratiba, Erebango e Erechim, realizando oficinas a partir do projeto de extensão incluso no programa PET.

Oficina na Escola de Erebango (Colégio Irineu Evangelista de Souza). Foto: Grupo Práxis

Oficina na Escola de Educação Básica Aratiba. Foto: Grupo Práxis

De acordo com Fernanda May, acadêmica de Ciências Sociais da UFFS/Erechim e integrante do Grupo Práxis:

O objetivo desse projeto é estabelecer um diálogo com os estudantes concluintes do ensino médio em escolas públicas da região. Nós falamos sobre a Universidade, sobre os cursos, forma de ingresso, sobre o ENEM, sobre bolsas e auxílios e buscamos problematizar com os estudantes a necessidade de realizar um curso superior hoje, bem como verificar as suas perspectivas em relação à continuidade dos estudos e a relação de incentivo por parte da escola, da família.
Durante a oficina, a equipe contextualizou a importância da UFFS, bem como seu papel para contribuir com o desenvolvimento regional. E, também, compartilhou experiências reais dos acadêmicos para com os secundaristas, mostrando as possibilidades de estudantes de ensino público e origem popular ingressarem em uma universidade, transformando a sua realidade e o seu redor.

No blog do PET (http://petconexoesdesaberes-uffs.blogspot.com.br/), é possível conhecer a equipe, obter maiores informações sobre a metodologia de atuação, além de ter acesso a outras notícias do programa.




Nenhum comentário:

Postar um comentário