segunda-feira, 28 de abril de 2014

Movimento de estudantes ocupa prédio da Universidade

Emanuele Paula Cenci (Arquitetura e Urbanismo)

Até a semana que acabou em 26 de abril, o prédio principal da UFFS foi ocupado por estudantes participantes do movimento denominado FAE (Frente Autônoma dos Estudantes). Além do movimento de ocupação da Universidade, também foi possível notar outras formas de manifestações dentro do Campus Erechim - cartazes, por exemplo, estão espalhados por todos os corredores.

Imagem: o movimento da FAE na mídia local. Fonte: FanPage da FAE

De acordo com o representante da Comissão de Mídia e Comunicação da FAE, Maikon Bueno, estudante da 1ª Fase do curso de Ciências Sociais, “a ocupação é uma forma de ‘pressão’ a fim de agilizar nossos pedidos, contando também que o problema de moradia é grave para os discentes, principalmente os que vêm de ‘fora’”.

Bueno também informou que foram realizadas reuniões do movimento para que fossem discutidas suas pautas e seu andamento, todas de forma democrática e abertas aos discentes. Essas reuniões aconteceram todos os dias e também aos finais de semana; estudantes de praticamente todos os cursos participam, debatendo os problemas da universidade e criando comissões para que mais pautas sejam reivindicadas, pois aquelas que foram entregues à Reitoria possuíam caráter emergencial, e ainda há outras a serem discutidas e solucionadas. 

Maikon destaca também que o “movimento foi criado a fim de lutar pelos direitos de todos os acadêmicos, pela necessidade de mostrar que não podemos ficar parados e aceitar apenas promessas, queremos soluções imediatas, somos universitários a fim de melhorar nossa vida acadêmica e nos tornarmos profissionais especializados, capazes e orgulhosos de poder dizer que fomos formados por uma instituição federal”. Além disso, o movimento espera soluções imediatas e datas concretas para as solicitações entregues a Reitoria para que o prédio seja desocupado.

“Diante da polêmica”, na semana passada Reitor Jaime Giolo encaminhou a toda comunidade acadêmica e também a comunidade externa um memorando convidando para a Assembleia que realizou-se no dia 23 de abril de 2014. O objetivo da reunião seria tratar da ocupação do prédio principal da UFFS por alguns estudantes. Durante a assembleia, houve manifestações de vários acadêmicos, com pautas de vários cursos e pautas da FAE. No decorrer da reunião, tanto o Reitor quanto o Diretor do campus Erechim, Ilton Benoni, responderam à questões levantadas pelos alunos e professores.

Entretanto, o principal esclarecimento da reunião foi a respeito da ocupação dos acadêmicos da FAE. O Reitor solicitou que os estudantes desocupassem o prédio. Isso aconteceu na quinta-feira (25 de abril) e foi esclarecido, através de nota e publicações em redes sociais, que os acadêmicos do movimento estavam desocupando o prédio principal da UFFS depois de quase trinta dias, pois a maioria de suas pautas estava encaminhada ou sendo resolvida - como o recebimento dos auxílios marcado para o começo de maio e a chegada de uma assistente social no campus Erechim.

A publicação feita pelos acadêmicos da fanpage da FAE comunicava: 

“A FAE vem através desta, comunicar a comunidade acadêmica da Universidade Federal da Fronteira Sul e a quem possa interessar, que após 30 dias exaustivos de ocupação e após a reunião realizado dia 22/04 (quarta-feira) com a reitoria, chegamos a um consenso, que o movimento de ocupação retira-se das instalações da universidade. Ressaltando que saímos vitoriosos e orgulhosos, já que a principio nossas pautas emergenciais foram atendidas e as demais foram encaminhas, deixando claro que o Movimento FAE não terminará, pois ainda temos muitas lutas pela frente. Agradecemos a todos que de alguma forma apoiaram o movimento, mostrando que com a união e os ideais certos é possível vencer e construir uma verdadeira Universidade Pública e Popular cada vez melhor.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário