Jéssica Amroginski (Engenharia Ambiental)
Está em andamento na Universidade Federal da Fronteira Sul – Campus Erechim um mini-curso sobre Cinema. O Laboratório de Cinema, como é chamado, é ministrado pela estudante intercambista francesa, Alice Galloiun. A atividade que faz parte da programação cultural da Universidade conta com a participação de aproximadamente 80 alunos de diferentes cursos que estão aprendendo um pouco mais sobre a sétima arte.
O objetivo do Laboratório é ensinar aos participantes alguns conhecimentos básicos sobre cinema, como noções de roteiro e montagem, para que ao final eles possam produzir seus próprios filmes. Segundo Alice, “é uma oportunidade de fazer um filme próprio, para contar o que cada um quiser do modo que quiser, e também de mostrar o que é realmente o cinema”. O grupo reúne-se no laboratório de informática da UFFS nas segundas e terças-feiras.
Alice mora em Brunoy, na periferia de Paris, estuda cinema na Universidade Paris Diderot e antes de vir para o Brasil, realizou intercâmbio na Universidade de Bolonha na Itália. Há quase dois meses em Erechim, além de ministrar o Laboratório de Cinema, ela trabalha na Obra Promocional Santa Marta e na Associação de Recicladores Amigos da Natureza (Arcan). Depois de Erechim, Alice passará pelo Recife antes de retornar à França para continuar seus estudos.
Em conversa com o Comunica, a respeito da experiência que está tendo na UFFS a estudante diz que “[...] é muito interessante trabalhar com pessoas da minha idade e de outra cultura, porque não temos a mesma relação com o cinema e assim posso ver o cinema com outro ponto de vista”. Ela diz ainda que espera que todos os brasileiros que forem para a França sejam tão bem recebidos como ela foi aqui no Brasil.
As aulas, que são oferecidas voluntariamente pela intercambista, serão realizadas até o dia 20 de maio e os participantes serão certificados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário